Trilha interativa marca acolhimento aos calouros na Recepção Institucional em todos os câmpus

Durante esta terça-feira, 5, como parte da Recepção Institucional, os novos estudantes podem fazer uma verdadeira imersão no mundo acadêmico. Ao percorrer a trilha interativa Bem-vindo ao Mundo UFMS, é possível caminhar pelo Corredor Central da Cidade Universitária e receber, de forma dinâmica, informações sobre as ações de ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação, assuntos estudantis, comunicação e sustentabilidade, realizadas pela UFMS, além de conhecer a loja oficial da Instituição. A programação ocorre em todos os câmpus durante todo o dia. Há, ainda, transmissão ao vivo, no canal da TV UFMS.

No início do percurso, cada estudante recebe um passaporte com orientações para coletar os carimbos de participação em cada um dos espaços preparados pelos servidores e estudantes veteranos. Ao final da trilha, o estudante apresenta seu passaporte e recebe o kit calouro, com boné, camiseta e squeeze.

O reitor Marcelo Turine destaca que a Universidade preparou a atividade com muito carinho para receber e acolher os novos estudantes. Ele percorreu o trajeto da trilha e ressalta a alegria de recepcionar os jovens que iniciam a sua jornada na UFMS. “A festa está linda demais. É muito bom poder ver de perto nossos jovens curiosos com todo esse movimento. São mais de nove mil estudantes que ingressam essa semana na UFMS na Cidade Universitária e nos nove câmpus. Eles têm seus medos, ansiedades, alegrias e muita vontade de conhecer as oportunidades que a Universidade oferece para que eles realizem seu projeto de vida, seu sonho. Espero que eles aproveitem bem tudo que programamos para recepcioná-los da melhor forma”, afirma.

A vice-reitora Camila Ítavo também percorreu a trilha interativa para conferir toda a programação preparada com muito carinho e esforço da equipe de diversas unidades. “Quando falamos o Mundo UFMS, não é brincadeira, estamos tratando de um mundo real, cheio de oportunidades. Estudar na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul não é apenas assistir aulas ou participar das atividades práticas do seu curso. É participar de todas as atividades no ensino, na pesquisa, extensão, inovação, tecnologia, cultura, esportes, mobilidade, intercâmbio, bolsas, além do movimento dos coletivos. Em todos os corredores centrais de todas as nossas unidades, os novos estudantes podem conferir de perto o que a UFMS tem de mais especial para oferecer”, disse Camila. “É um verdadeiro mergulho, com muita informação, que também está disponível nas nossas mídias.  Em todos os corredores centrais dos câmpus estamos tendo esse movimento para que todos possam conhecer um pouco mais sobre esse mundo que cada um, agora, faz parte”, completa a vice-reitora.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, receber os novos estudantes é sempre uma festa. “Hoje é o dia do Corredor Central em todos os câmpus. É o dia de ser bem-vindo ao Mundo UFMS, quando recebemos os ingressantes e os veteranos, além dos estudantes da Educação a Distância. Essa á uma programação única, uma semana de festa. É um verdadeiro prazer recebê-los aqui”, celebra.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, explica que a recepção é um dos momentos mais importantes na vida acadêmica dos estudantes. “Eles escolheram a UFMS para realizar o sonho do ensino superior e, por isso, toda a equipe preparou essa recepção. Pelo segundo ano consecutivo, optamos pela trilha para unir calouros a veteranos, técnicos, professores, diretores de unidades, além do reitor e da vice, dos pró-reitores, e de uma forma bastante informal, passar as informações mais importantes nas mais diversas áreas. Ao passar pelo Corredor Central, podem conhecer um pouquinho da Universidade”.

A programação é dedicada a toda a comunidade universitária e inclui os estudantes da Educação a Distância. Em 2024, são mais de três mil novos ingressantes na EaD, segundo o diretor da Agência de Educação a Distância, Hércules Sandim. “Isso representa um conjunto muito grande de sonhos. Esse ano estamos integrando ainda mais a Educação a Distância com o ensino presencial, e recebendo nossos estudantes aqui na Cidade Universitária e nos nove câmpus. Temos uma programação muito extensa e optamos por receber nossos estudantes e expor nossas ações. É com muita satisfação que fazemos isso, inclusive trazendo alguns dos estudantes que atuam conosco”.

Além da Cidade Universitária, os câmpus também prepararam programação especial para recepcionar os novos estudantes. No Câmpus de Coxim, os ingressantes foram recepcionados com gincanas, rodas de conversa e apresentações. “Estamos recebendo nossos alunos com muita alegria, todos com muito entusiasmo. É muito perceptível no rosto de cada um, alegria, a esperança, é muito contagiante esse momento, é muita felicidade de estar ingressando na melhor e maior universidade de Mato Grosso do Sul”, explica a diretora do Câmpus de Coxim, Silvana Zanchett.

O diretor do Câmpus de Naviraí, Marco Antonio Costa da Silva, conta que o dia foi marcado pela interação e acolhimento. “Esses novos estudantes, esses novos alunos fizeram um tour pelo campus. Conhecendo melhor a nossa estrutura, biblioteca, diferentes espaços, laboratórios. Receberam uma série de informações sobre ensino, pesquisa, extensão, sobre atividades que são realizadas aqui nos câmpus. Em um segundo momento participaram de gincanas, receberam também os kits com camiseta, boné, o copo. Foi um dia bem festivo, com bastante interação, com bastante brincadeira”, relata.

Para mais detalhes sobre a programação da Recepção Institucional, clique aqui.

A concretização de um sonho

Para muitos calouros, a experiência de recepção na Universidade representa a realização de um sonho. Agora, oficialmente estudantes da UFMS, eles têm a chance de conhecer e explorar o que a Instituição tem a oferecer.

Joana Lourenço do Carmo Filha Maia é caloura do curso de Educação do Campo, aos 59 anos. “[Eu já] tive que abortar o sonho de ter um curso de nível superior e, hoje, eu o realizo. Meu desejo é em breve poder melhorar minha situação financeira. Sou da área rural e lá precisamos de mais professores, eu espero que essa formação também possa contribuir para melhorar a área”, comenta.

A estudante de Odontologia Ana Carolina Gomes de Morais só esteve na Universidade para realizar as provas do Vestibular. Com a recepção, ela pôde conhecer melhor a Instituição. “Devagarzinho, vou conhecendo tudo. É muito bonito tudo aqui”. Raul da Costa Vieira, calouro do Curso de Tecnologia de Ciência de Dados, também é egresso do curso de Química e resolveu retornar à Instituição. “Já conhecia a UFMS e acho sensacional a oportunidade para cursar outra graduação”, conta.

Ester Munhoz Piveta Assunção é caloura de Administração e afirma que esperou muito pelo dia de hoje. “Faz tempo que queria estudar aqui, porque meus pais estudaram aqui. Passei aqui algumas vezes, mas nunca fiz uma caminhada igual essa”, diz.

O estudante Erivaldo Junior Martins de Arruda está no terceiro semestre do curso de Pedagogia, oferecido pela EaD e pretende ampliar o conhecimento sobre a modalidade. Ele e outros colegas se uniram e elaboraram uma proposta que foi apresentada aos coordenadores e aprovada pelo diretor da Agead, que resultou no espaço especial para a Agência mostrar o que vem sendo desenvolvido nesse formato. Erivaldo é corumbaense, mas, atualmente, mora em São Gabriel do Oeste, onde faz o curso de Pedagogia, no polo da UFMS. “Hoje fiz questão de estar aqui para dar as nossas boas-vindas aos novos estudantes.

Texto: Vanessa Amin/Ariane Comineti/Alíria Aristides 

Fotos: Álvaro Herculano, Ariane Comineti e câmpus