Trilha da Memória narra os 45 anos de federal para comunidades interna e externa

Nesta quinta-feira, 7, estudantes, servidores, colaboradores e a comunidade externa podem conhecer e se aprofundar na história da UFMS, que celebra 45 anos de federal. Contada a partir da ótica do Arquivo Central, da Agência de Comunicação Social e Científica, a Trilha da Memória é uma experiência que percorre o tempo e o espaço, em uma caminhada que apresenta os principais monumentos da Cidade Universitária, com apoio de documentos administrativos e do acervo institucional, rico em materiais e informações de caráter histórico.

A caminhada será realizada em dois horários diferentes, às 8h30 e às 14h, com saída do Ponto de Conexão Científica no Corredor Central. Para participar, basta encontrar a equipe do Arquivo Central em um dos períodos, sem a necessidade de cadastro prévio. O percurso dura entre 2h e 2h30min, e os participantes vão percorrer cerca de 3 km, conhecendo a localidade e a importância arquitetônica dos espaços.

A arquivista Débora Resstel explica que o evento é organizado com o objetivo de mostrar a importância do setor, mas também para munir as comunidades interna e externa de informações sobre a Universidade. “A Trilha da Memória é um projeto que proporciona o fortalecimento e a salvaguarda da identidade e da memória institucional. Durante o percurso os participantes conhecem um pouco mais sobre os espaços e sobre a trajetória da UFMS e esse conhecimento faz com que as pessoas se sintam parte da universidade”, aponta a arquivista.

Além do papel administrativo, o Arquivo Central é responsável por guardar documentos que possuem valor histórico e cultural, e que juntos constituem as quatro décadas e meia de UFMS. São cartazes, banners, requerimentos, solicitações e registros dos estudantes que passaram pela Instituição, corretamente acondicionados de forma permanente, ou seja, não podem ser descartados, de acordo com o Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Convidamos calouros, veteranos, comunidade externa e servidores para se juntarem a nós na Trilha da Memória, uma ocasião para celebrarmos juntos o início das aulas e o marco de nossos 45 anos de Federalização”, encerra a arquivista.

Texto: Agatha Espírito Santo