Desde segunda-feira, 23/3, o atendimento presencial de todas as bibliotecas da UFMS está suspenso. A medida faz parte do conjunto de ações estabelecidas em decorrência da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional de combate à evolução da pandemia da Covid-19.
A Chefe da Coordenadoria de Bibliotecas, Alessandra Borgo, lembra que “todos os usuários das bibliotecas da UFMS já tinham como opção para estudos o Portal Minha Biblioteca, que oferece mais de 6.500 livros eletrônicos para acesso na íntegra, de todas as áreas do conhecimento”. No caso do usuário não possuir login e senha para acesso ao Portal, pode ser feita uma solicitação de cadastro via e-mail. O passo a passo está descrito neste link, onde estão divulgados os e-mails de cada biblioteca do Sistema para a solicitação e onde há também informações sobre como acessar os livros on-line na plataforma.
Além do Portal Minha Biblioteca, acadêmicos, técnicos e docentes da UFMS também têm à sua disposição o Portal de Periódicos Capes, com mais de 22.000 títulos de periódicos nacionais e internacionais. O acesso é feito com o Passaporte UFMS.
CONFIRA ABAIXO AS PRINCIPAIS DÚVIDAS
1. As Bibliotecas da UFMS estão fechadas?
R: Sim. A Portaria n 435, de 22 de março de 2020 suspendeu o atendimento presencial nas Bibliotecas da UFMS no período de 23 de março a 19 de abril de 2020.
2. Como posso devolver o livro agora que as Bibliotecas estão fechadas?
R: Não é possível devolver nenhum livro com as Bibliotecas fechadas. Continue com o livro até que as Bibliotecas retomem seu atendimento presencial.
3. A data de devolução do meu livro venceu e não consigo renovar, como devo proceder?
R: As Bibliotecas da UFMS renovaram todos os livros automaticamente para a data de 26/05/2020. Se o seu livro não foi renovado mande um email solicitando a renovação para diai.prograd@ufms.br.
4. Quando as Bibliotecas retomarem o atendimento presencial meu livro será novamente renovado de forma automática?
R: Não, o usuário deverá acessar a aba “Meu Pergamum” no Catálogo Pergamum e renovar seu livro.
5. Ao ser devolvido o livro é higienizado?
R: Sim. O material devolvido é colocado em quarentena por no mínimo 48 horas, somente após esta quarentena é higienizado e pode voltar ao acervo.
6. Porque não consigo reservar um livro?
R: A opção “reserva” foi desativada durante o período de combate ao coronavírus, pois as Bibliotecas estão fechadas.
7. Porque não consigo solicitar o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas?
R: O serviço de “Empréstimo entre Bibliotecas” foi suspenso durante o período de combate ao coronavírus, pois as Bibliotecas estão fechadas.
8. Para que serve o cadastro da Biblioteca?
R: O cadastro é utilizado para empréstimo de materiais bibliográficos e audiovisuais e para acessar os livros eletrônicos da Plataforma Minha Biblioteca, condicionando a segurança na interação usuário/biblioteca.
9. Como faço o cadastro com as Bibliotecas fechadas?
R: Encaminhe e-mail para a Biblioteca do seu campus solicitando o cadastro. Veja mais informações no link: https://bibliotecas.ufms.br/3699-2/
10. Como posso acessar os livros eletrônicos da Plataforma Minha Biblioteca?
R: Os livros eletrônicos da Plataforma Minha Biblioteca são encontrados no Catálogo Pergamum presente no site do Sistema de Bibliotecas. No resultado da busca realizada no Catálogo os livros eletrônicos são representados por cadeados quando o usuário faz a pesquisa por assunto, autor ou título. Ao clicar no cadeado o usuário deve fornecer seus dados de cadastro na Biblioteca para acessar o livro.
11. Onde posso encontrar artigos para minha pesquisa?
R: O usuário pode encontrar artigos no Portal de periódicos da Capes que pode ser acessado de casa com o Passaporte UFMS ou pela VPN, Rede Virtual Privada oferecida pela UFMS. Mais informações entre no link: https://bibliotecas.ufms.br/category/tutoriais/
12. Quem pode acessar os livros eletrônicos da Plataforma Minha Biblioteca de casa?
R: Apenas alunos, servidores e docentes vinculados à UFMS.
13. Quem pode acessar o Portal de Periódicos da Capes de casa?
R: Todos podem acessar, mas apenas alunos, servidores e docentes vinculados à UFMS, por meio do Passaporte UFMS ou VPN, podem acessar remotamente o conteúdo completo disponível pela assinatura governamental disponibilizada à UFMS.
14. Onde obtenho mais informações sobre o Sistema de Bibliotecas?
R: As informações estão disponíveis no site www.bibliotecas.ufms.br ou pelo e-mail biblioteca.prograd@ufms.br.
15. Antes das Bibliotecas já estava com livro atrasado, vou ficar suspenso?
R: Sim, para o cálculo do período de suspensão serão desconsiderados os dias em que a biblioteca estiver com suas atividades presenciais interrompidas devido ao combate ao coronavírus. Para que o usuário não tenha impedimentos de acesso aos livros eletrônicos da Plataforma Minha Biblioteca ele deve solicitar a renovação de seus livros físicos pelo e-mail: diai.prograd@ufms.br.
16. Deixei um livro reservado, vou poder retirá-lo quando a Biblioteca retomar as atividades presenciais?
R: A reserva fica disponível durante 24 horas para o usuário; período inferior às 48 horas da quarentena. Portanto, o livro reservado voltará para o acervo depois do período de quarentena, assim você poderá emprestá-lo diretamente do acervo.
17. Como posso tirar dúvidas de ABNT, Portal de Periódicos Capes e de acesso aos livros eletrônicos da Plataforma Minha Biblioteca?
R: Encaminhe um e-mail para seinf.prograd@ufms.br com suas dúvidas. Para agilizar o atendimento o usuário pode encaminhar prints das telas quando se deparar com algum erro nas pesquisas.
18. Os treinamentos oferecidos pela Biblioteca serão suspensos?
R: Não, o usuário ou sua turma podem solicitar um treinamento on-line pelo e-mail seinf.prograd@ufms.br.
Texto: Ana Carolina Monteiro (Com informações da Coordenadoria de Bibliotecas).