Times Enactus UFMS conquistam premiações em evento nacional de empreendedorismo social

Os Times Enactus da Cidade Universitária e do Câmpus de Aquidauana (CPaq) foram premiados no Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb). O evento, realizado entre 17 e 19 de julho, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, reuniu líderes e agentes transformadores de todo o país. As equipes conquistaram o Top 1 Professores Universitários e a terceira colocação do prêmio Cooperando para um Amanhã Melhor, respectivamente.

A premiação no Eneb é um reconhecimento ao trabalho e dedicação dos times Enactus de todo o Brasil, que impactam positivamente suas comunidades por meio de projetos de empreendedorismo social. “O Evento Nacional Enactus Brasil fecha o ciclo de atividades, ao mesmo ponto que inicia o novo ciclo. Neste fechamento são premiados vários projetos e pessoas e, dentre as premiações, tem a de Professor do Ano. Analisei minha trajetória neste ciclo junto ao Time Enactus UFMS Campo Grande e junto à Enactus Brasil e decidi me inscrever no edital”, explica o professor e coordenador dos Times Enactus UFMS, Geraldino Carneiro de Araújo.

Geraldino conquistou o Top 1 Professores Universitários. “Eu, João Barros Neto da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Natalia Guarino da Universidade Federal Rural da Amazônia ficamos no Top 3. No Eneb, pudemos conversar pessoalmente, desejar sorte uns aos outros e registrar esse momento em uma foto. O evento é uma competição, há premiações, mas o que mais importa é a cooperação e o impacto que cada time gera na sociedade”, destaca.

O Time Enactus do CPaq alcançou o 3° lugar no prêmio Cooperando para o Amanhã Melhor e foi semifinalista na Liga Principal dos times Enactus. A professora do Curso de Administração e conselheira do Time Enactus do CPaq, Mariana Euflausino, ressaltou a importância dos resultados alcançados. “Embora sejamos um time novo, nosso projeto tem demonstrado sua força nesta etapa de implantação vivenciada no último ano, como um projeto de grande potencial de impacto social para a comunidade. A experiência no evento é muito enriquecedora aos estudantes que podem integrar ideias e propostas com times de todo o Brasil. O time volta pronto para iniciar um novo ciclo com novos insights e feliz pelo reconhecimento de que está trilhando com uma trajetória linda e esperamos muitas conquistas para esta nova etapa de maturação do projeto Itukéti”, reforça.

As equipes da Cidade Universitária e dos Câmpus de Aquidauana, Naviraí e do Pantanal foram finalistas em diversas categorias, como Professores Universitários; Desafio Universitário; Cooperando para um Amanhã Melhor; Jovens Talentos; Sociedade Sustentável; e Inovação Social. Os times também concorreram na Liga Principal e na Liga Rookie, voltada para times iniciantes. Para saber mais, clique aqui

Apresentação de trabalhos

Além das premiações, a Universidade esteve presente no 2º Simpósio Nacional de Extensão durante o 9º Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, com participação do Câmpus de Nova Andradina (CPNA). Os projetos UFMS vai ao Campo: construindo novas fronteiras nos assentamentos rurais de Nova Andradina/MS, coordenado pelo professor Fabiano Greter Moreira, e Roda de Conversa no Saguão da UFMS/CPNA: a saúde mental da comunidade acadêmica no município de Nova Andradina/MS, coordenado pela professora Luciana Codognoto da Silva, estiverem entre os seis melhores trabalhos selecionados para apresentação oral.

Fabiano Greter Moreira enfatiza a conexão entre a Universidade e a comunidade local para o desenvolvimento do projeto, realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, nos assentamentos rurais Teijin, Santa Olga, São João e Casa Verde. A ação teve a participação de estudantes e professores do CPNA para orientação aos assentados sobre a gestão da propriedade; contabilidade rural no processo produtivo e de posse da terra; e discussão sobre os processos de produção e comercialização de produtos.

“Buscamos com a apresentação do trabalho, compartilhar a experiência da UFMS, do Câmpus de Nova Andradina, no desenvolvimento rural da sua localidade, por meio de parcerias com órgãos públicos estaduais e municipais, em prol de uma integração socioeconômica com a comunidade. E acima de tudo, conectar a Universidade com os agricultores familiares do município de Nova Andradina, fomentando o empreendedorismo no campo, fortalecendo as organizações coletivas e contribuindo para o desenvolvimento dos produtores em seus lotes e/ou propriedades”, disse.

Luciana Codognoto da Silva acrescenta que o trabalho apresentado possibilita que a comunidade universitária discuta as experiências do cotidiano familiar, laboral e de estudos. “A experiência fomenta ao time as diversas abordagens de ensino aprendizagem, independente dos cursos, mas o olhar humano nas relações sociais e o cuidado com a saúde mental da comunidade acadêmica do CPNA”.

Texto: Elton Ricci e Alíria Aristides

Fotos: Arquivo dos times Enactus UFMS