Time Enactus do Câmpus de Aquidauana é premiado em encontro nacional de empreendedorismo social

O Time Enactus do Câmpus de Aquidauana (CPaq) conquistou dois prêmios durante o Encontro Nacional Enactus Brasil (Eneb), realizado entre os dias 19 e 21 de julho, em São Paulo: Prêmio da Liga Rookie, destinado aos times iniciantes, com o projeto Ituketi – Rede de Apoio ao Empreendimento Indígena do Pantanal, e também, a premiação do ODS 10 (Redução das Desigualdades).

O coordenador do programa, Geraldino Carneiro de Araújo celebrou a conquista. “É muito bom ver Mato Grosso do Sul, em especial a UFMS, sendo visto, notado e reconhecido. E foi muito importante para integrar estudantes e professores, da UFMS e da Rede Enactus. O evento também gera uma energia nos times, com muitos planos e ideias”.

Participam do Time Enactus do CPaq, os estudantes: Ademilson Pereira Filho, Anielly Rocha, Andreia Oliveira, Gabriele Turibio Da Paixão, Guilherme Miguel, Jennifer Lais Da Silva Samuel Mendes, Jeovanna Romero De Araujo, Maria Eduarda Souza Aivi, Nayra Maria Batista de Moraes, Nilzalina, Raimundo Belizario, Paulo Henrique Tavares, Príscila Valério França, Roseana Sales de Miarro, Samuel Max Rodrigues da Silva, Suelem Roberta dos Santos Araujo Valente e Taynara Silva.

A diretora do CPaq, Ana Graziele Toledo elogiou a dedicação dos estudantes em contribuir para a realidade das comunidades indígenas. “O Time tem apenas três meses de atuação, mas demonstrou uma garra incrível. Buscaram desenvolver uma abordagem multidisciplinar e inovaram ao propor um modelo de negócio que inclui economia solidária, circular e inclusiva. E trata-se de um projeto que já está funcionando e mudando a condição do artesão indígena. Para o CPaq representa a conexão com nossos objetivos institucionais e com a comunidade que nos cerca. Tivemos a oportunidade de jogar luz para uma das muitas possibilidades existentes na região e fazer a diferença. Certamente o que estes estudantes fizeram agora irá inspirar outros e este é um legado importante para nossa unidade e os demais estudantes que virão”.

A professora conselheira do Time Enactus do CPaq, Mariana Euflasino compartilha do mesmo sentimento.  “Ganhar a Liga Rookie é um lindo indicador de que o time, embora recém formado, está no caminho certo. O prêmio representa o reconhecimento do comprometimento do Time Enactus UFMS Aquidauana com o Projeto Ituketi e com a comunidade. Além disso, a visibilidade da premiação integrada à Rede Enactus Brasil oferece possibilidades de alavancar parcerias para o projeto que fomenta uma rede de apoio ao empreendedorismo indígena no Pantanal. No mais, enquanto professora, é imensamente gratificante ver a emoção entre lágrimas e sorrisos que os alunos experienciaram na competição”.

Outro destaque do evento foi o Time Enactus do Câmpus de Naviraí (CPNV), escolhido para apresentar o projeto durante o encontro. O trabalho Artenaipê: Curadoria, divulgação e comercialização do artesanato de Naviraí e Região também será publicado nos anais do evento. “Somente 15 trabalhos foram selecionados para apresentação no simpósio e nós tivemos um trabalho selecionado!”, comemorou a professora e conselheira do time, Sibelly Resch.

Com foco em ações de empreendedorismo social desenvolvidas por estudantes, a Enactus ainda é um movimento recente na UFMS e foi institucionalizado a partir de um programa de extensão com o objetivo de criar, organizar, dar suporte e monitorar os Times Enactus UFMS. Além dos times do CPaq e CPNV, os estudantes da Cidade Universitária também se destacaram, com a indicação ao prêmio e a posição no Top 3 de Time Revelação de 2023 pela Enactus Brasil.

“Hoje somos sete times Enactus, além dos que participaram do Eneb, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim e Paranaíba têm atividades sendo desenvolvidas e acompanhadas pela Universidade e pela Enactus. O principal ponto dos Times Enactus é o impacto gerado nas comunidades a partir do Empreendedorismo Social, com estudantes protagonistas de todo o processo. Transformar vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade social é o foco. E, nós, os Times Enactus UFMS, temos desenvolvido muitas atividades neste sentido. Ademais, é preciso agradecer todos os esforços da UFMS, com a reitoria, pró-reitorias e diretorias dando suporte e apoio”, finaliza Geraldino.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: cedidas pelos times Enactus