Time Enactus do Câmpus de Aquidauana é finalista em prêmio nacional de empreendedorismo social

O Time Enactus do Câmpus de Aquidauana (CPaq) foi selecionado para o Prêmio Cooperando Para Um Amanhã Melhor pelo projeto Itukéti, uma  iniciativa que busca fortalecer e valorizar as tradições dos povos originários locais por meio do empreendedorismo indígena na região do Pantanal. A equipe é formada por 20 estudantes, de diferentes cursos de graduação, e se destacou pela iniciativa que visa realçar e otimizar os lucros das comunidades, estabelecendo parcerias estratégicas e construindo uma ponte efetiva entre os potenciais clientes e os produtos indígenas.

Desde o início das ações, a participação dos estudantes no projeto e na Rede Enactus proporcionou diversas oportunidades e aprendizados. Os membros desenvolveram habilidades como trabalho em equipe, proatividade e, acima de tudo, liderança. Além disso, tiveram a oportunidade de representar a Universidade em um significativo evento de empreendedorismo, com a presença de representantes de grandes empresas nacionais.

A diretora do Cpaq, Ana Graziele Lourenço Toledo, destaca o comprometimento do time e ressalta que mesmo diante das dificuldades, a equipe conseguiu identificar soluções. “O nosso Time não demorou a perceber que todos os recursos disponíveis na Universidade deveriam ser usados em benefício daqueles que mais precisam. Eles também compreenderam que, ao fazer isso, estavam retribuindo à sociedade o que receberam na academia. E não pararam por aí: bastou olhar para os colegas indígenas dentro da sala de aula, ouvir seus relatos e observar suas dores, que são as mesmas dos anciãos, das crianças, das mulheres e dos jovens de toda a comunidade! São brasileiros lutando por sua ancestralidade, sua memória e sua conexão com a fonte da vida. Esses estudantes estão transformando as dores da comunidade indígena no entorno de Aquidauana em sorrisos, esperança, perspectivas, sonhos, reconhecimento e luz. Eles iluminam não apenas os indígenas artesãos com educação, oportunidades de negócio, inclusão e ferramentas para preservar a cultura; eles iluminam uma Universidade, cidades e um estado com cada ação realizada. Nos tornamos diferentes – e muito melhores – com Enactus. Nos tornamos mais humanos com esse Time”, disse.

A professora do Curso de Administração e conselheira do time, Mariana Euflausino, expressa sua admiração e reconhecimento. “A seleção teve início com 84 projetos de todo o Brasil, então conquistar um lugar entre os top 10 no Prêmio Cooperando para um Amanhã Melhor é muito significativo. O Projeto Itukéti destaca-se pelo seu potencial transformador no âmbito social, e quero parabenizar os acadêmicos pela dedicação e protagonismo demonstrados nessa jornada”, ressaltou.

A estudante do Curso de Letras, Léia Cristina Oliveira Santos, comemora a seleção e destaca que a participação proporciona novas oportunidades e desafios. “Procurar desenvolver o empreendedorismo social e causar mudanças positivas na comunidade é uma experiência enriquecedora. O nosso projeto é sem fins lucrativos; toda a renda da venda dos artesanatos é revertida para o artesão. Participamos de editais que contribuem para manter o projeto, e competimos com outros projetos incríveis, ficando no top 10. É muito bom ver nosso projeto tendo visibilidade”, enfatizou.

Uma parceria entre o Instituto Credicitrus e a Rede Enactus Brasil, o prêmio seleciona projetos alinhados aos líderes socioambientais, culturais e educacionais do próprio instituto. Os projetos escolhidos passam por uma trilha de mentorias com colaboradores. Ao término da competição, cada equipe tem a oportunidade de apresentar um pitch durante o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) de 2024. O ENEB é um evento nacional que reúne universitários, líderes acadêmicos e executivos. Durante uma jornada de três dias, os participantes interagem e trocam experiências por meio de rodas de conversa, palestras, exposição científica e competições.

Texto: Elton Ricci

Foto: Arquivo dos estudantes