O time masculino do projeto de extensão Desenvolvimento do Voleibol (Pró-Vôlei UFMS) ficou em primeiro lugar na modalidade nos Jogos Abertos de Campo Grande. O evento foi promovido pela Fundação Municipal de Esportes.
As equipes do Pró-Vôlei UFMS representam institucionalmente a UFMS em competições de âmbito municipal, estadual e até nacional. Por ser campeã do campeonato, a equipe masculina foi automaticamente classificada para duas competições estaduais: a Liga MS de Vôlei e os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul.
O professor da Faculdade de Educação e coordenador do Pró-Vôlei UFMS, Joel Saraiva Ferreira, destaca que o desempenho do time progrediu ao longo da competição. “A cada jogo a equipe mostrava algum avanço. A competição durou um pouco mais de um mês e meio, mas o que foi notável foi o avanço, a melhora da equipe ao longo da própria competição, chegando no último jogo, no jogo decisivo, na melhor forma possível e fazendo o melhor jogo de todos”.
“Ter esses bons resultados significa que o trabalho a curto, médio e longo prazo traz resultado, desde que a gente faça da maneira correta, com base na ciência e no que a área da educação física e do treinamento esportivo nos diz que é mais indicado na perspectiva de treinamento de equipes. É isso que nós temos feito, por isso que eu fico muito satisfeito com o resultado. Eu vejo que aquilo que a gente propõe na Universidade tem respaldo e de fato traz o resultado na prática do que a gente vê do ponto de vista teórico”, avalia o professor.
O educador físico e atleta do time de vôlei da UFMS Jean Claudio dos Santos Silva foi um dos destaques da competição. “Eu fiquei muito feliz por mim e por todos os meninos. Fazer essa final e receber esse título no torneio representa muito para a Universidade e para nós como um grupo, mostra que a gente está no caminho certo e nos motiva a querer mais e buscar mais torneios. E mais além, vemos que nada é impossível, quando a gente corre atrás e se dedica”.
“Quando eu entrei na Universidade, o vôlei ainda era pouco disseminado, mas hoje em dia o esporte tem muita força. A comunidade universitária e a própria Reitoria olham para o voleibol com outros olhos e isso é fundamental para o pessoal que está vindo agora, que vai entrar na faculdade nos próximos anos”, completa.
O estudante do Curso de Processos Gerenciais e atleta do time Júlio Bozoky destaca o desafio ao longo da competição, onde a equipe jogou contra outros times com alta qualidade. “Esse é o principal torneio da nossa cidade. Há muitas equipes competindo em alto nível, e tivemos que disputar acirradamente com pelo menos cinco ou seis times que também tinham chances reais de vencer. Isso prova, mais uma vez, que estamos definitivamente entre os principais times do Estado”.
Para o estudante, um dos benefícios do resultado é a possibilidade de servir de inspiração. “Conquistar o primeiro lugar chama a atenção, e é inevitável que os holofotes se voltem para nós, inspirando outros estudantes a seguirem o mesmo caminho. Reconhecemos que isso é fruto de anos de esforço, e vamos continuar assim: com os pés no chão e muito treino. Não só para nos mantermos entre os grandes, mas para alcançar a visibilidade do primeiro lugar e servir de inspiração”.
Para o estudante de Curso de Bacharelado em Educação Física e capitão da equipe, Felipe Lima de Souza, a vitória pode ser entendida como um importante incentivo. “Faço parte desse projeto há três anos e a gente sempre vinha batendo na trave, tendo bons desempenhos mas não ficando em primeiro. Esse ano veio o nosso primeiro título e isso é um incentivo muito grande, nos motiva a melhorar cada vez mais nosso patamar. Eu destaco muito a união do time principalmente na final, o grupo cresceu demais durante a competição e grande parte disso graças ao professor Joel”.
Pró-Vôlei
O Pró-Vôlei UFMS foi criado em 2017, com o objetivo de incentivar a prática esportiva no ambiente universitário. Por meio do projeto, são oferecidos treinamentos semanais na Cidade Universitária para estudantes de graduação e pós-graduação. Com foco no esporte de rendimento, os treinos incluem aprimoramento dos aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos dos atletas.
Texto: Alíria Aristides
Foto: Nélida Navarro