Teses defendidas em 2019 podem concorrer a prêmio

Coordenadores de doutorado têm até 29 de maio para realizarem inscrições na 15ª edição do Prêmio Capes de Tese. Serão selecionadas as melhores teses defendidas em 2019 e os autores, orientadores e programas de pós-graduação receberão, entre outras premiações, certificados, bolsa para pós-doutorado e valores em dinheiro.

A pré-seleção das teses deve ser feita em cada programa de pós-graduação para que o coordenador inscreva uma no Prêmio. Para concorrer à premiação as teses devem estar registradas na plataforma Sucupira da Capes; terem sido defendidas em 2019 no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; e devem ter sido defendidas em um programa de pós-graduação que tenha tido no mínimo uma tese de doutorado defendida no ano passado.

Em 2019 na UFMS foram defendidas 108 teses de alunos de 14 dos 21 cursos de doutorado. Para o chefe da Coordenadoria de Pós-graduação, Além-Mar Bernardes Gonçalves, o prêmio da Capes é uma ótima oportunidade de dar visibilidade a essas pesquisas. “Muitos dos trabalhos realizados por alunos desta instituição têm relevância nacional e podem gerar um grande impacto na sociedade. Além da compensação financeira para os alunos premiados e seus orientadores, o reconhecimento pela sociedade da qualidade dos trabalhos é muito importante, para os programas de pós-graduação e para a Universidade como um todo”, afirmou.

No Prêmio Capes de Tese as comissões de premiação designadas pela Capes irão considerar, entre outros requisitos, a relevância do trabalho para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país, seu caráter inovador e sua originalidade. As inscrições deverão ser feitas pelos coordenadores exclusivamente pelo site http://pct.capes.gov.br/inscricao.

Mais informações e o edital da premiação podem ser obtidos no site da Capes.

Texto: Ariane Comineti – com informações da Redação da CCS/CAPES