Vale Universidade renova termo de compromisso com instituições de ensino superior

Na tarde desta segunda-feira, 11, foi celebrada a renovação do termo de compromisso do programa Vale Universidade com instituições de ensino superior. O programa visa oferecer oportunidade para que os estudantes aprimorem sua formação profissional, por meio de estágio, mediante a concessão de um auxílio financeiro. Além de contemplar estudantes da UFMS com o incentivo, o programa também possibilita que bolsistas de diferentes instituições façam estágio nas unidades da Universidade.

A vice-reitora Camila Ítavo esteve presente na cerimônia de celebração da parceria, que existe desde 2015. O programa oferece bolsas para acadêmicos em universidades de todo o Estado. “A gente comemora hoje o fortalecimento da educação e a melhoria das condições, para que os estudantes possam se dedicar exclusivamente ao processo de conhecimento”, ressalta. 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, explica que o programa é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). O estudante se inscreve no processo seletivo junto à Secretaria e concorre à oportunidade de receber uma bolsa. 

“Ele trabalha, como em um estágio, para receber essa bolsa. Para nós, é muito importante porque é a oportunidade do nosso estudante poder participar. A bolsa o ajuda a permanecer na universidade, fazendo seu curso de graduação”, diz. 

Autoridades estiveram presentes na solenidade para a assinatura do termo.

A titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, reforçou que foram 772 estudantes habilitados no último processo seletivo do programa. “Durante a pandemia, nunca paramos o Vale Universidade. Mesmo com o número menor de inscrições, não deixamos de realizar a seleção e de pagar as bolsas”.

Vale Universidade

O programa contempla estudantes que têm renda individual inferior a 2,5 salários mínimos e renda bruta familiar mensal inferior a 4 salários mínimos. Os bolsistas são acadêmicos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

Os selecionados nos processos seletivos recebem custeio para a formação profissional. Para os estudantes de universidades públicas, o valor do benefício social equivale à média do valor do benefício pago aos acadêmicos de instituições particulares.

Texto: Mylena Rocha