Terceira unidade do Labcrie é inaugurada em João Pessoa

Uma nova unidade do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie) foi entregue na última quinta-feira, 26, em João Pessoa, na Paraíba. O espaço, idealizado para a formação de professores da rede pública, faz parte do projeto do Ministério da Educação (MEC), conduzido pela UFMS. 

O primeiro laboratório foi implantado na Universidade, como um projeto piloto, enquanto o segundo foi inaugurado em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Até o mês de junho, estão previstas mais seis inaugurações no país, segundo o MEC.

O coordenador geral do Labcrie (à direita), Hércules da Costa Sandim, e a coordenadora pedagógica (à esquerda), Daiani Riedner, estiveram na inauguração.

“Esta é a terceira entrega de unidades do Labcrie no nosso país. Após a inauguração de duas unidades em Mato Grosso do Sul, estamos em João Pessoa. Este projeto é do Ministério da Educação e tem também a parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de João Pessoa e com o Estado da Paraíba”, explica o coordenador geral do Labcrie e diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da UFMS, Hércules da Costa Sandim.

O Labcrie tem como objetivo apoiar a implantação de espaços dinâmicos para a formação continuada dos docentes do Ensino Básico. O Laboratório inaugurado em João Pessoa estima beneficiar mais de 15 mil professores das redes municipal e estadual de ensino. 

Com o Laboratório, os docentes podem experimentar novos equipamentos e metodologias, para a inovação em sala de aula. De acordo com a coordenadora pedagógica do Labcrie, Daiani Riedner, a iniciativa busca apresentar uma nova perspectiva para os professores que já estão atuando na Educação Básica. “Construímos um programa de formação que contempla as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando principalmente na cultura digital, no pensamento crítico e criativo, e na comunicação. Dentro dos eixos de formação do Labcrie, vamos proporcionar aos professores experiências de aprendizagem e desenvolvimento de projetos. Eles terão a oportunidade de conhecer todas as possibilidades que o Laboratório tem de formação e de multiplicação de conhecimentos também para as crianças na sala de aula”, explica.

A UFMS está à frente do projeto dos Laboratórios, com o planejamento da parte pedagógica e, por isso, a primeira unidade foi inaugurada na Universidade em março. A formação dos professores contempla gestão de projetos, cultura organizacional, cultura maker, aprendizagem criativa, robótica e educomunicação.

Serão instaladas 27 unidades do Labcrie em todo o país. Foram investidos R$ 17 milhões, para a aquisição dos equipamentos, insumos e mobiliários, além do fomento destinado à formação dos profissionais.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Sérgio Lucena – Prefeitura de João Pessoa (destaque) e Hércules da Costa Sandim.