Está aberto o período para técnicos administrativos e docentes da UFMS realizarem a Avaliação 2021. O processo deve ser feito no Sistema de Avaliação Institucional (Siai), utilizando o Passaporte UFMS e senha.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Lívia Gaigher Bosio Campello explica que a avaliação é um instrumento gerencial e de desenvolvimento profissional. “Por meio dessa avaliação é que será possível verificarmos tanto os resultados positivos decorrentes do nosso trabalho, como também aqueles pontos que ainda requerem aprimoramento. É justamente por intermédio da avaliação dos servidores, técnicos administrativos e docentes, que será subsidiada a nossa Política de Desenvolvimento Institucional da UFMS. Além disso, essa avaliação é extremamente importante porque também vai servir de base para a análise das nossas promoções e progressões na carreira”, apontou.
Devem participar da avaliação de desempenho todos os técnicos administrativos e docentes da Universidade, exceto os que ingressaram na carreira em 2021. Os servidores afastados para pós-graduação ou por outros motivos devem verificar junto ao Siai a necessidade ou não do preenchimento da avaliação.
Técnicos administrativos que estão em exercício provisório em outras instituições devem realizar a autoavaliação no Siai e encaminhá-la, devidamente preenchida e assinada, junto com o formulário da avaliação da chefia imediata, também preenchido, assinado e carimbado, para sedep.progep@ufms.br. A Resolução que estabelece as normas para a avaliação dos técnicos é a de nº32 de 2007, disponível neste link
Já os docentes em exercício provisório em outras instituições devem preencher no Siai as informações quanto à pontuação e formalizar processo no SEI, enviando informações sobre a carga horária desenvolvida para a direção de sua unidade de origem. A Resolução que estabelece as normas para a avaliação dos docentes é a de nº41 de 2018, disponível neste link.
Servidores do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) devem preencher a Autoavaliação no Siai e a segunda etapa, que consiste na avaliação realizada pelo gestor, será efetuada por representantes da UFMS que exercem atividades no Hospital.
A Avaliação do desempenho funcional dos técnicos administrativos será feita em duas etapas: a Autoavaliação e a Avaliação da chefia. Os processos podem ser realizados simultaneamente e o prazo para a conclusão é 31 de março. Os resultados serão divulgados a partir de 12 de abril e os recursos poderão ser apresentados até 3 de maio.
Os docentes têm até 11 de abril para preencherem o Plano de Atividades e até 3 de maio para o preenchimento do Relatório de Desempenho.
O Plano de Atividades é apresentado semestralmente por todos os professores em exercício, incluindo visitantes e substitutos, e consiste em uma ferramenta de transparência das realizações do docente. Nele devem ser incluídas atividades de ensino na educação superior, de pesquisa e extensão, atividades administrativas e de representação. O plano fica disponível de forma pública, podendo ser acessado por qualquer pessoa no Siai.
O Relatório de Desempenho deverá trazer informações referentes ao que foi realizado pelo docente no ano anterior. O documento gera uma pontuação que também serve de base para a concessão da progressão funcional.
Para os docentes o resultado está previsto para 14 de junho. Os recursos poderão ser apresentados entre 16 e 28 de junho e a publicação final está prevista para 2 de agosto.
Contato
Dúvidas sobre o funcionamento do Siai ou sobre os procedimentos realizados podem ser sanadas no próprio sistema, pelo menu de “Ajuda” ou de “Treinamento”; pelo e-mail sedep.progep@ufms.br ou pelos telefones (67) 3345-7071, 3345-7072 ou 3345- 7527.
Texto: Ariane Comineti