Teatro de Bolso é reinaugurado com premiação do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos

A manhã desta quinta-feira, 24, na Cidade Universitária, foi festiva, com a entrega da revitalização do Teatro de Bolso à comunidade e da premiação aos vencedores do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos 2024. Além da Administração Central, reuniram-se na solenidade os autores das fotografias que irão estampar o calendário institucional de 2025 e servidores da Faculdade de Computação (Facom), à qual o teatro está vinculado.

O reitor Marcelo Turine agradeceu a todos que trabalharam no projeto, os servidores e colaboradores da UFMS e os integrantes da iniciativa desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para ressocialização de reeducandos do regime semiaberto; relembrou atividades realizadas no local e enfatizou a alegria do momento. “Este é um teatro histórico na Universidade, a antiga Reitoria ficava próxima a ele, então muitas reuniões dos conselhos foram realizadas aqui, muitas memórias foram construídas aqui. Nós fizemos uma revitalização para termos mais inclusão, acessibilidade, para termos cada vez mais espaços modernos, tecnológicos e visando ao bem-estar da sociedade como um todo e da comunidade universitária”, pontuou.

“É muito especial sabermos que aqui foram realizadas reuniões de pessoas que pensaram a Universidade e que vivemos os resultados disso hoje. É importante valorizarmos essa história e agradecermos também a quem trabalhou conosco nesta iniciativa, porque não fazemos nada sozinhos, nós reconhecemos sua dedicação”, enfatizou a vice-reitora Camila Ítavo.  

O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros, lembrou da evolução da Universidade. “Hoje temos um prédio que se reconfigurou. As mudanças podem parecer simples, mas para quem precisa chegar a este espaço, para quem precisa de acessibilidade, isto é muito grande, inominável. […] A Universidade pode ser a mesma, de modo geral, há 60 anos, mas suas edificações estão adequadas para este novo tempo, para o acesso das pessoas da comunidade universitária e da comunidade geral. […] Obrigado a toda a equipe que ajudou para que este projeto fosse realizado”, falou.

O diretor da Facom, Henrique Mongelli, destacou que o espaço é importante para toda a Instituição. “[O teatro] servirá para diversas atividades da nossa Faculdade, mas também para a Universidade, pois estará disponível para ser agendado também por todas as unidades. Agradecemos a todos os que se empenharam para que essa reforma se tornasse realidade”, afirmou.

UFMS Além dos Olhos

Após a entrega do espaço, os autores das fotos vencedoras do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos, organizado pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), foram chamados para receberem a placa celebrativa. “É muito importante valorizarmos esse olhar da comunidade para a nossa Universidade, para as belezas naturais e patrimoniais dos nossos câmpus. Uma imagem vale mais que mil palavras e ficamos muito felizes em conhecer as pessoas que registraram essas imagens”, disse o reitor.

A diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro, explicou que o intuito foi homenagear os estudantes, técnicos-administrativos e professores que contribuíram com o concurso e também o reitor, pois a ação foi iniciada em sua gestão, em 2017. “Já é um concurso tradicional. Todos os anos incentivamos as pessoas para que contribuam com a comunicação, com seus diversos olhares para a Universidade, e tem sido muito interessante, temos tido contribuições belíssimas. […] Estas imagens resultam em vários produtos, como o calendário institucional, a exposição itinerante e os quadros para decorar nossas unidades. Pensamos em entregar esta lembrança para os autores e assim também homenagear o reitor, ao término de sua gestão”, apontou. 

Desde que ingressou na UFMS como servidora, a técnica-administrativa do Câmpus de Chapadão do Sul Priscila Maria da Silva Liber Lopes tinha interesse em ver uma imagem do CPCS no calendário institucional. A autora da foto Caminho da Floresta conta que para incentivar a participação, uniu-se com outro servidor e reuniu um grupo de estudantes para uma expedição fotográfica pelo local. “Nosso Câmpus é bastante voltado às Ciências Agrárias, então nossos experimentos são com florestas plantadas, cultivares, entre outros, e essa foto é então uma forma de reforçar a imagem institucional. Pensei em talhar a folha com uma lâmina e registrá-la no caminho da floresta de eucaliptos. Achei muito boa a iniciativa de nos entregarem esta lembrança, é uma forma de incentivar também a participação de todos”, falou.

“A primeira coisa que vi quando ingressei na UFMS no ano passado foi o calendário e, como gosto de tirar fotos, pensei que gostaria de ter também minha participação nele. A motivação para essa imagem foi que consegui me aproximar do Isac, um gato muito arisco que vivia aqui próximo à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng). É um tributo, porque infelizmente ele veio a falecer, mas essa foto representa a importância que eles têm na nossa Universidade, nossa convivência e nosso cuidado com eles”, finalizou o servidor Vinicius Marques Diniz da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, autor da foto Tributo ao Isac

 

Texto e fotos: Ariane Comineti