A submissão de trabalhos para a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está encerrada. A previsão era de que as submissões pudessem ocorrer até o dia 25 de março, mas o limite de trabalhos foi atingido antes da data.
Segundo o secretário-geral da SBPC e coordenador geral da 71ª Reunião Anual, Paulo Hoffman, o limite de mil trabalhos foi definido por questões de espaço físico. Serão quatro dias de apresentação e o espaço permite a exposição de 250 pôsteres, totalizando mil trabalhos. O secretário-geral também afirma que para evitar imprevistos, eles aceitam 10% a mais de trabalhos do que o número limite. “A gente sempre trabalha com uma tolerância de 10%, então nós só bloqueamos a área de inscrição na hora que atingimos o montante de 1100 trabalhos”.
Após submetidos, os trabalhos são enviados para dois assessores especialistas na área estudada, que irão avaliar se ele está apto para ser apresentado no evento ou não. “Esses assessores emitem pareceres e quando nós temos dois pareceres favoráveis, o trabalho é aceito. Quando nós temos dois pareceres contrários, o trabalho é rejeitado e quando nós temos dois votos contraditórios, um aceitando e outro rejeitando, nós submetemos a um terceiro assessor que vai dar o Voto de Minerva”, explica Paulo.
Uma vez aceitos os trabalhos, os autores são comunicados para que possam acertar os preparativos da apresentação, como confecção dos pôsteres e, para quem for de fora do estado, detalhes da viagem para Mato Grosso do Sul. Os trabalhos que conseguiram ser submetidos já estão passando pelo processo de avaliação.
Texto: Leticia Bueno