Soluções tecnológicas e sustentáveis para a saúde são tema de mesa-redonda na próxima quarta-feira

A busca por soluções na área da saúde será abordada em debate durante o Workshop Ciência na próxima quarta-feira,  26. A mesa-redonda com o tema “Biomimética e inovação: como a imitação da natureza pode gerar soluções sustentáveis para a indústria farmacêutica” será realizada às 9 horas, com transmissão pelo canal da TV UFMS. A programação faz parte da campanha Eu Respeito de abril.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, convida pesquisadores, estudantes de graduação e dos cursos de mestrado e doutorado de todo o Brasil. “[É aberto] principalmente àqueles que se debruçam a encontrar soluções para os problemas de saúde pública que nós temos hoje e consideram a nossa biodiversidade como potencial para encontrar essas soluções”, destaca. 

A biomimética é a área da ciência que estuda soluções e estratégias da natureza para aplicá-las em outras áreas do conhecimento. O evento tem como convidado o professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e doutor em Biologia Funcional e Molecular, Caio Fernando Ramalho de Oliveira, que explica que a biomimética está presente no dia a dia, como no velcro utilizado nas roupas e nas placas solares, por exemplo. 

“Na nossa mesa-redonda serão apresentadas muitas aplicações da biomimética nos nossos dias, em especial como o desenvolvimento de novos medicamentos vem sendo feito nos laboratórios de pesquisa”, afirma.

De acordo com o professor do IFMT, o tema da biomimética é importante para conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e da conservação da natureza, que serve como fonte de inspiração para as soluções. “Existem ainda questões relevantes para a inovação e a interdisciplinaridade, pois para aplicarmos fenômenos da natureza para o nosso bem-estar, diversas áreas do conhecimento são necessárias. Do ponto de vista da divulgação científica, o tema  pode ajudar a popularizar a ciência e a tecnologia, tornando-as mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral”, completa.

O palestrante agradece o convite e enfatiza como a UFMS é um ambiente propício para o debate, pois possui diversos pesquisadores que atuam, direta ou indiretamente, com a biomimética. “Espero despertar em parte do público o interesse pela linha de pesquisa e mostrar algumas oportunidades de estágios e pesquisas na área”.

A mesa-redonda será aberta ao público e será realizada no formato remoto. A inscrição não é obrigatória, mas aqueles que desejarem obter o certificado de participação podem preencher o formulário no portal

Texto: Mylena Rocha