Solenidade de abertura da 71ª Reunião Anual da SBPC é realizada no Teatro Glauce Rocha

Na noite de ontem, dia 21, foi dado início a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A solenidade, realizada no Teatro Glauce Rocha, teve casa cheia e um telão foi disponibilizado no exterior do local, para que todos pudessem acompanhar.

Apresentações culturais marcaram a abertura da 71ª Reunião Anual da SBPC

A abertura da Reunião Anual foi composta por apresentações culturais que representaram Mato Grosso do Sul – em 70 anos de existência, esta é a primeira vez que o evento é sediado no estado –, discursos das autoridades presentes, homenagens a pessoas importantes para a ciência e cultura sul-mato-grossense e um show do cantor, violeiro e compositor Almir Sater.

“Essa semana, Mato Grosso do Sul e a UFMS vão ser vitrines, a capital da ciência do Brasil e do mundo. Muitas pessoas duvidaram desse processo, desse encantamento, dessa magia – porque a ciência é bonita, a ciência encanta, a ciência é mágica – e essa união de parcerias, a UFMS está com vários parceiros que tornaram possível a realização dessa festa para a população de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. Eu estou muito feliz e espero que as pessoas aproveitem, discutam bastante políticas públicas de educação e reflitam sobre ações importantes para desenvolvimento do nosso estado”, declarou o reitor Marcelo Turine.

Sob o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, o evento conta com mais de 250 atividades e a participação de pesquisadores renomados, nacionais e internacionais, e gestores do sistema estadual e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A expectativa é muito grande, por causa do tema.  A gente veio aqui, no centro do Brasil, um dos estados mais produtores que nós temos em termos de alimentos, para poder discutir com a sociedade produtiva e acadêmica, mas acima de tudo também com as entidades de pesquisa do Brasil inteiro, que vão estar juntos aqui nesse debate. É um momento muito oportuno e um debate muito importante para o país”, afirma o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, representando o ministro Marcos Pontes.

A Reunião Anual da SBPC é o maior evento científico da América Latina e terceiro maior do mundo. Estão aguardadas cerca de 20 mil pessoas durante a semana de 21 a 27 de julho. Além da programação científica, há também as atividades da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Educação. Ao longo da semana serão realizadas 67 conferências, 59 mesas-redondas, 40 encontros, 16 rodas de conversa, nove sessões especiais, cinco palestras, quatro assembleias e três oficinas, além de 44 minicursos.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ressalta a importância do evento para a promoção da educação superior gratuita, pública e de qualidade. “Nós estamos convidando toda a população, todas as pessoas que queiram vir assistir atividades ao longo da semana, as atividades são gratuitas e abertas. Vão ter muitas coisas interessantes para todas as faixas etárias, mostrando que a ciência é bonita e relevante para cada um, para o estado e para o país. A SBPC faz esses encontros há 70 anos e nós passamos por muitos momentos difíceis. A nossa luta é pela educação pública e gratuita, pela ciência e tecnologia, pelo desenvolvimento do país e pela liberdade acadêmica”.

Evento contou com show de Almir Sater

Também compareceram a vice-reitora Camila Ítavo; o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; a presidente da ANPG, Flávia Calé da Silva; o governador Reinaldo Azambuja e o prefeito Marcos Trad; o secretário de educação superior Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, representando o ministro da Educação; o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich; o presidente da Confap, Evaldo Ferreira Vilela; o secretário de Governo e Relações Internacionais, Antônio Cesar Lacerda; o diretor superintendente do Sebrae MS, Cláudio George Mendonça; o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito; o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o diretor presidente da Energisa, Marcelo Monteiro; o deputado federal Luiz Ovando e o deputado estadual Professor Rinaldo.

 

Texto: Leticia Bueno
Fotos: Vanessa Amin