Sob o tema “Renovação”, Eu Respeito promove atividades ao longo de todo o mês

Março de 2021 marca um ano desde que toda a UFMS se reconfigurou para garantir que o ensino, a pesquisa, a ciência, a inovação e o empreendedorismo não parassem, nem por um segundo – e a rapidez da resposta institucional fez toda a diferença para que, doze meses depois, houvesse motivos para celebrar com a comunidade universitária.

Este mês importante traz consigo a renovação da esperança num futuro mais seguro e saudável, das forças para enfrentar os obstáculos que surgirem e da vontade de seguir em frente rumo ao sucesso pessoal e coletivo. Portanto, este é o tema da campanha Eu Respeito, que busca abraçar os estudantes, professores e técnicos com este sentimento com atividades que promovam acolhimento, lazer e novos saberes.

Sobre cuidado com as pessoas que formam a Universidade, serão oferecidos cursos de capacitação de servidores e o Programa Se Cuide, Te Amo! – Uma ação do coração da UFMS segue com atividades para prevenir a disseminação da Covid-19, com testagens para estudantes e servidores. Acesse ufms.br/coronavirus para saber mais.

No dia 7, o estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, completa 50 anos. O maior estádio universitário da América Latina é patrimônio da UFMS e de Mato Grosso do Sul. Para celebrar a data, A TVE promove um programa especial do Giro do Esporte, ao vivo, direto do Morenão no dia 6.

Em 8 de março as mulheres ganham destaque. O Dia Internacional da Mulher será marcado por atividades durante todo o mês. A TV UFMS produziu um pequeno vídeo em um formato mais jovial e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) promove um pocket show no dia 11, às 11h. E como empoderamento feminino é tópico de extrema importância, de 22 a 26, às 10h, serão realizadas as lives Mulheres na Gestão no Instagram da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Acompanhe o perfil para mais informações sobre as convidadas. No dia 26 haverá o lançamento do Programa Sou Mulher UFMS, uma iniciativa inovadora que vai reunir todas as diretrizes e ações voltadas para as mulheres da Instituição.

O calendário letivo tem início no dia 15 de março e para que os novos ingressantes não se sintam desamparados, ao longo de toda a semana será realizada a Recepção aos Calouros 2021, evento de boas-vindas realizado desde 2017.

Com organização da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), de 15 a 18 de março, sempre às 19h, haverá a transmissão da Recepção Institucional pelo canal da TV UFMS, com a Aula Magna no dia 17 e o Show de Verão no dia 18. Ao longo de toda a semana, todas as faculdades, institutos, escola e câmpus organizarão atividades virtuais para marcar o início do ano letivo.

Todos os anos, nessa época, a UFMS realiza o Show de Verão e em 2021 não será diferente, ao menos em qualidade de conteúdo. A Universidade reconfigurou o evento e ele será totalmente virtual, com transmissão ao vivo feita direto do Teatro Glauce Rocha.

Como parte do Programa Se Cuide, Te Amo!, a campanha Eu Respeito é uma ação institucional que age como um guarda-chuva que abarca todas as ações institucionais em todos os câmpus e promove os valores da Universidade, com o objetivo de fortalecer o ambiente plural e acolhedor para toda a comunidade universitária.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno