Ao longo desta semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sista-MS) realizou uma programação em celebração aos seus 33 anos. Foram assembleias e palestras com temas como a afiliação, o movimento LGBTQIA+, assédio moral e violência contra a mulher.
Nesta sexta-feira, 1º de julho, a vice-reitora Camila Ítavo e os pró-reitores de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros, e de Gestão de Pessoas, Andreia Costa Maldonado, estiveram no início da assembleia festiva, que terá apresentações culturais e um almoço de confraternização entre filiados e convidados.
O coordenador geral do Sista-MS, Lucivaldo Alves dos Santos, relembrou a criação do sindicato, que surgiu a partir da associação dos servidores. “Em 30 de junho de 1989 fizemos um barraquinho de madeira lá em frente ao Hospital Universitário, depois, compramos um espaço aqui. Construímos a parte do fundo do sindicato, depois as salas da frente e então passamos a implantar o projeto de construção do nosso salão. Para nós, os 33 anos significam uma vitória. Acho que poucas associações na cidade têm um espaço como o que temos hoje aqui, é um espaço dos servidores, dos professores, dos estudantes, da coordenação do sindicato, da reitoria, de todo mundo. Isso é um espaço dos trabalhadores”, disse.
“Parabenizamos o sindicato pelos seus 33 anos, pelo crescimento e por toda essa rede de apoio e desenvolvimento que estão oferecendo aos nossos técnicos. Parabéns e vida longa ao Sista-MS”, desejou a vice-reitora.
Texto e fotos: Ariane Comineti