Simpósio promove diálogo sobre racismo e discriminação racial no judiciário

A Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACCrim) da UFMS apresenta nesta sexta-feira, 5, o 1º Simpósio sobre racismo e discriminação racial. O evento é uma oportunidade para discussão e reflexão sobre questões de igualdade e justiça social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui .O encontro é aberto para comunidade interna e externa a partir das 19h, no auditório 1 do Complexo Multiuso 1 da Cidade Universitária.

O encontro tem como palestrantes Ben-Hur Ferreira, secretário-executivo dos Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso do Sul; Camila Neves Porciúncula, Juíza de Direito no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul; e Maria Clara de Morais Porfírio, defensora pública na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Os temas abordados incluem o racismo no judiciário, letramento racial e democracia.

O estudante da Faculdade de Direito e presidente da LACCrim, João Victor Santana Pereira, ressalta o tema do simpósio. “O combate ao racismo e às diversas formas de discriminação são pauta imprescindíveis à garantia de direitos e dignidade de todas as pessoas. O diálogo é fundamental para identificarmos, para compreendermos, e, sobretudo, para enfrentarmos essa questão e suas implicações no mundo do direito e na sociedade como todo”, enfatiza.

“Acreditamos que a arte salva, a educação transforma e o empoderamento liberta. Com essa inspiradora premissa, adentramos neste evento de importância para todo o público acadêmico. É um convite para mergulharmos nas profundezas de nossas experiências, reconhecendo e enfrentando nossas dores coletivas. Nesse processo, emergimos juntos, unidos na luta contra o racismo e a discriminação racial”, afirma a estudante do Curso de Direito e Diretora de Pesquisa da LACCrim, Gihany Eduarda Costa Pereira.

Os participantes receberão certificados com carga horária de 4 horas, reconhecendo sua participação e contribuição para os diálogos.

Texto: Elton Ricci