Inscrições para comunicações devem ser feitas até dia 3 de maio
Entre os dias 24 e 28 de maio será realizado o 7º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. O evento é realizado pelo Laboratório de Aprendizagem Histórica (Laphis) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) desde 2015 e na última edição, realizada em 2020, alcançou mais de mil participantes. Neste ano, a professora do curso de História do Câmpus de Nova Andradina da UFMS Dulceli Tonet Estacheski e o professor Everton Carlos Crema da Unespar são os responsáveis pela organização.
O objetivo do evento é reunir, anualmente, professores, estudantes e pesquisadores que atuam na educação e no ensino de história. “O Simpósio tem acontecido em formato on-line e de forma gratuita desde a primeira edição, para que mais pessoas pudessem participar”, explica a professora Dulceli. De acordo com Dulceli, além da Unespar e da UFMS, outras instituições têm se envolvido na organização, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade de Pernambuco.
“É uma possibilidade de partilhar saberes, divulgar pesquisas e projetos sobre o ensino de história, além de ser um espaço para estudantes de graduação e pós-graduação exponham suas experiências e para professores do ensino básico tenham um espaço para publicar os relatos e pesquisas em sua área de atuação. É um evento democrático, envolvendo professores e estudantes de todo o país, contando, ainda, com pesquisadores de outros países”, destaca Dulceli.
Os interessados em se inscrever como comunicadores de trabalhos têm até 3 de maio para realizar a inscrição. As informações sobre normas para as comunicações, bem como a relação das mesas na qual deseja participar podem ser obtidas aqui. Os interessados também podem participar na condição de leitores. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas aqui, mediante o preenchimento de formulário e com a condição mínima de fazer duas perguntas até o penúltimo dia do evento, em textos diferentes.
Os textos aprovados serão publicados no site e ficarão disponíveis para leitura e debate durante a sua realização. “Os textos encaminhados por conferencistas e comunicadores são disponibilizados na página. Os inscritos podem acessá-los e enviar as perguntas e debater com os autores. Os temas são os mais diversos, todos eles relativos ao ensino de História”, ressalta a professora Dulceli. Participantes receberão certificação após a comprovação da efetiva participação nos debates. Os textos serão posteriormente organizados em forma de livros (e-books) que serão disponibilizados gratuitamente na página da Revista Online Sobre Ontens. “A publicação é importante, pois socializa as produções na área e também permite aos professores a sua utilização após a realização do Simpósio”, finaliza Dulceli.
Para mais informações acesse o site do Simpósio https:/simpohist2021.blogspot.com/. Dúvidas podem ser encaminhadas para simpohist@gmail.com
Texto: Vanessa Amin