O 8º Simpósio Florestal Sul-Mato-Grossense (Simflor) abordou a produtividade e o desenvolvimento de tecnologias que impulsionam as florestas em Mato Grosso do Sul, entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento reuniu mais de 250 pessoas, incluindo autoridades, profissionais da área, professores e estudantes.
O encontro foi organizado pelo curso de Engenharia Florestal do Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS), em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana. Com uma programação diversificada, o simpósio incluiu especialistas e profissionais de grandes empresas do setor em Mato Grosso do Sul.
Para o professor do CPCS e organizador do simpósio, Gileno Brito de Azevedo, o encontro foi uma oportunidade de contato com empresas que estão envolvidas diariamente nos processos destacados. “Acredito que tivemos uma grande interação entre os participantes e os palestrantes dessas empresas. Discutimos oportunidades, desafios no setor florestal, bem como a demanda por mão-de-obra e o perfil profissional para atuar no setor”, ressaltou.
Segundo José Marcio Bizon, gerente sênior de silvicultura da MS Florestal, o simpósio ofereceu um excelente espaço para compartilhar conhecimento com os estudantes e futuros profissionais do setor florestal. “Poder participar traz uma satisfação muito grande, pois a resolução de problemas complexos inerentes da nossa área, como a gestão sustentável das florestas, requer profissionais bem informados e atualizados. Receber o entusiasmo deles, nos torna melhores e mais confiantes que vamos evoluir cada vez mais rumo à sustentabilidade do planeta”, concluiu.
O Simpósio concluiu a 8ª edição e deve ser realizado em Aquidauana no próximo ano.
Texto: Elton Ricci
Fotos: Divulgação/8º Simflor