Começa nesta quarta-feira, 8, a quarta edição do Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos (Sinatex) da UFMS. A programação segue até a sexta-feira, 10, com oficinas e palestras, e as inscrições podem ser feitas na página. As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade.
O tema será “Bioeconomia: ciência do futuro no presente”. Segundo a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Luciana Miyagusku, que coordena o evento em parceria com a também professora Priscila Aiko Hiane, a ideia é buscar o que Mato Grosso do Sul tem produzido cientificamente com frutos nativos e exóticos com enfoque na bioeconomia, uma vez que tanto o Pantanal, quanto o Cerrado e os resquícios de Mata Atlântica presentes em nosso estado têm grandes potencialidades no que diz respeito à biodiversidade.
“Temos um vasto campo para o desenvolvimento de biofármacos, bioinsumos e bioprodutos de variadas ordens. Como exemplo, podemos citar a produção bioeconômica de materiais biodegradáveis, biopesticidas, medicamentos, cosméticos, pigmentos, aromas, fragrâncias e o aproveitamento integral de frutos. Assim, o Sinatex é uma porta que se abre na perspectiva da extensão universitária. Além de ser uma das possibilidades de diálogo com a sociedade, é capaz de unir ensino, pesquisa e extensão, a partir de projetos que incentivem a interação entre as partes”, afirmou.
A proposta do Sinatex está associada a projetos de pesquisa e de extensão concluídos ou que estão em andamento na UFMS e nas instituições parceiras: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Universitário da Grande Dourados e Universidade Católica Dom Bosco.
O Simpósio será realizado no anfiteatro do curso de Música da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Além das palestras e rodas de conversa, haverá momentos de divulgação científica, com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelas instituições, um espaço voltado ao empreendedorismo e momentos de degustação, com mostras da potencialidade e diversidade de produtos que podem ser elaborados com frutos nativos e exóticos. A programação completa pode ser acessada aqui.
Integrados ao Sinatex foram realizados também, nesta segunda e terça-feira, 6 e 7 de novembro, a nona edição do Encontro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos e a Semana de Engenharia de Alimentos 5.0. Os eventos visam a contribuir com a formação dos profissionais da área por meio do intercâmbio entre as atualidades e tendências da indústria alimentícia, troca de conhecimentos e ampliação de contatos. O tema foi “Engenharia e Biotecnologia de Alimentos: Inovações, Análises e Desenvolvimento de Alimentos”.
Texto: Ariane Comineti