Simpósio de Farmacognosia aborda o desenvolvimento biotecnológico com produtos do Cerrado e Pantanal

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais podem participar do 2º Simpósio Regional Centro-Oeste de Farmacognosia com o tema “Cerrado e Pantanal: do conhecimento tradicional ao desenvolvimento biotecnológico”. O evento inicia nesta quarta-feira, 18, e segue até o dia 21, na Cidade Universitária. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas na página do evento.

O professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e coordenador do evento, Carlos Alexandre Carollo, explica que o Simpósio tem como foco discutir temas atuais entre estudantes e profissionais das áreas Biomédicas como Biologia, Biotecnologia, Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, assim como outras áreas afins, além de divulgar temas de interesse científico. A farmacognosia é um ramo das ciências farmacêuticas e estuda os princípios ativos naturais, na busca por novos fármacos.

“O evento é voltado para comunidade interna e externa e esperamos receber participantes de todo o Centro-Oeste, onde terão a oportunidade de conhecer pesquisadores premiados e com destaque internacional. Para os estudantes, será uma oportunidade para conhecer o mercado de atuação e novas áreas que estão surgindo. Para a pós-graduação, será uma oportunidade de contatos profissionais, melhoria do currículo e atualização, assim como para os profissionais, os minicursos permitirão aprimorar seus conhecimentos e a palestras irão atualizar as tendências profissionais”, destaca o coordenador.

Sobre a escolha do tema para 2023, o coordenador pontua que o tema é atual e valoriza o conhecimento tradicional, além de demonstrar os caminhos para desenvolver produtos biotecnológicos. “O tema foi escolhido pela importância dos Biomas em nosso estado e porque a temática engloba as linhas de pesquisas dos programas de pós-graduação. A ideia de trazer pesquisas em vários estágios de desenvolvimento, vai permitir aos participantes uma experiência completa do processo de desenvolvimento de produtos a partir de fontes naturais”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, Douglas Chaves, destaca a parceria com a UFMS no campo do ensino, pesquisa e extensão e reforça que os biomas do Cerrado e Pantanal têm uma fonte inesgotável de novos produtos, que podem ser aplicados em diversas áreas da farmacologia. “O uso tradicional de espécies da fauna e flora destes biomas, serão abordados em diversas palestras e ações durante o Simpósio Regional Centro-Oeste de Farmacologia. Desta forma, divulgaremos ainda mais o potencial científico regional visando o uso destes biomas para o desenvolvimento de novas tecnologias a partir da bioeconomia”.

Texto: Mirtes Ramos