A Faculdade de Computação divulgou o resultado final da seleção para o desenvolvimento de propostas de software no Núcleo de Práticas o de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação (Facom). Foram escolhidas sete propostas que serão desenvolvidas pelas equipes que atuam no Núcleo, neste primeiro semestre de 2021.
O Núcleo é composto por estudantes do curso de Engenharia de Software que buscam ideias inovadoras para colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, ao mesmo tempo que atende necessidades da sociedade, já que qualquer pessoa física poderia submeter propostas novas ou dar continuidade às que já foram desenvolvidas pelo Núcleo. “Nosso objetivo é proporcionar aos acadêmicos uma experiência prática de desenvolvimento de software e à sociedade a possibilidade de submissão de ideias para a Universidade”, explicou o professor Rodrigo Funabashi. Os estudantes contam com a supervisão de professores da Facom.
Sobre o processo se seleção, o professor esclarece que não havia restrições para as ideias. Na seleção, foram considerados critérios de elegibilidade, como: ter escopo macro claro e bem definido, deixando claras as interfaces de integração com outros módulos de sistemas e aplicações; proponente deve ter entendimento do negócio ao qual a solução tecnológica se aplica, com disponibilidade para participar das etapas de desenvolvimento; contemplar todo o ciclo de desenvolvimento do software (planejamento à implantação); ter necessidade de produção de artefatos de requisitos, gerência de projetos, análise e projeto, desenvolvimento, testes e implantação de software, além de não funcionais como segurança e qualidade; ter algum caráter inovador do ponto de vista tecnológico ou relacionado a soluções para problemas. “Essas ideias podem ser de diversos contextos. Já trabalhamos com projetos dentro da área de segurança pública, de saúde, dentre outros”, destacou Rodrigo.
Dentre as propostas selecionadas, está a da professora da Facom Luciana Montera. “Além de ser uma excelente oportunidade para os acadêmicos, que podem colocar em prática, em um único projeto, todos os conceitos vistos ao longo do curso e, ainda, buscar soluções inovadoras para gerar o produto que lhes é demandado, o Núcleo é para nós, professores, a chance de executar projetos de impacto para a sociedade. A minha proposta é o desenvolvimento de uma aplicação que poderá se tornar a Cabine Digital da UFMS. Na cabine digital será possível tirar fotos com ícones que representam a UFMS bem como em cenários dos nossos câmpus e receber estas fotos por e-mail, evitando assim a impressão em papel”, disse.
Confira a relação de propostas selecionadas no edital abaixo.
Texto: Vanessa Amin/Letícia Bueno