Sete programas de pós-graduação estão com inscrições abertas

Sete programas de mestrado e doutorado estão com inscrições abertas para seleção de novos alunos para ingresso em 2020. São 188 vagas na Cidade Universitária e nos câmpus de Três Lagoas e Chapadão do Sul. No total, a UFMS oferece 1.2 mil vagas distribuídas para 67 cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Os programas de pós-graduação são de extrema importância para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação do estado e do país. Temos orgulho dos cursos de mestrado e doutorado que ofertamos e desejamos que muitos pesquisadores ingressem na nossa instituição no próximo ano”, declara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco.

Em Campo Grande, os interessados em concorrer a uma das três vagas oferecidas pelo doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular devem efetuar sua inscrição até amanhã (20). O edital está disponível aqui.

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Estudos de Linguagens está com processo seletivo aberto para o mestrado e doutorado e oferece 26 vagas para ampla concorrência e quatro para ações afirmativas para o primeiro e 16 vagas para ampla concorrência e quatro para ações afirmativas, para o segundo. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de janeiro. As informações completas sobre a seleção do mestrado podem ser obtidas aqui. O edital com as informações completas para a seleção do doutorado pode ser conferido no site.

Os interessados em ingressar no mestrado em Ciências do Movimento também têm até o dia 24 de janeiro para efetuarem sua inscrição no processo seletivo. No total são 23 vagas, sendo três para ações afirmativas. O edital está disponível aqui.

Ainda na Cidade Universitária, o mestrado em Psicologia também abriu processo seletivo para 19 vagas de ampla concorrência e três para ações afirmativas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro. Saiba mais clicando aqui.

Já o PPG em Química possui um sistema de seleção diferenciado. As inscrições podem ser feitas em fluxo contínuo até o dia 26 de junho de 2020. São 30 vagas para o doutorado e 30 para o mestrado. As informações sobre o doutorado estão disponíveis aqui e as sobre o mestrado podem ser conferidas no link.

No campus de Três Lagoas, o PPG em Geografia oferece 14 vagas para ampla concorrência e duas para ações afirmativas  no mestrado (veja o edital) e o doutorado, sete vagas para ampla concorrência e uma vaga para ações afirmativas (veja o edital). Inscrições terminam no dia 27 de janeiro de 2020. Outro campus com seleção aberta é o de Chapadão do Sul. São seis vagas para ampla concorrência no mestrado em Agronomia, com inscrições até dia 29 de janeiro. Mais informações estão disponíveis aqui.

Em janeiro, outros programas devem iniciar seus processos seletivos. Acesse o portal da pós-graduação e fique atento à publicação dos editais.

Texto: José Câmara/Letícia Bueno/Vanessa Amin