Servidores podem integrar banco de talentos da Agrotec-UFMS Embrapii

Estão abertas as inscrições para a formação do Banco de Talentos da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, unidade da UFMS credenciada junto à Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). As oportunidades são voltadas aos servidores pesquisadores da carreira técnico-administrativa ou do magistério superior da Universidade.

As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), sem data limite para a submissão. Podem participar servidores que não estejam licenciados ou afastados da UFMS por qualquer motivo, que tenham disponibilidade de horários para o desenvolvimento das atividades e que também não estejam em processo de afastamento, licenciamento ou redistribuição para outra instituição.

Segundo o diretor e coordenador de Gestão de Projetos da Agrotec, o professor do Instituto de Biociências (Inbio), Reinaldo Farias Paiva de Lucena, os pesquisadores poderão liderar, participar e apoiar os projetos de inovação em parceria com as empresas e contribuirão na formação dos estudantes envolvidos nos projetos. “Entendemos que trabalhar com inovação é desafiador em todos os aspectos. Acreditamos no potencial dos profissionais que atuam hoje na UFMS, porque todos os anos grandes profissionais são formados aqui e porque podemos acompanhar de perto a trajetória deles”, falou. 

Entre os benefícios provenientes da participação no banco de talentos apontados pelo diretor, estão conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento de um projeto; o desafio de produzir algo inédito; as bolsas e auxílios para o desenvolvimento e melhorias dos laboratórios e equipes de pesquisa, uma vez que todos os projetos possuem remuneração para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, técnicos e professores diretamente envolvidos no plano de trabalho; e a formação e capacitação no tocante à aproximação do setor privado e industrial. “Acreditamos que esse caminho já começou em nossas universidades e tende a cada dia ficar mais intenso e amplo”, apontou.

 

Agrotec-UFMS Embrapii

A Agrotec é uma Unidade Embrapii credenciada na área de Bioeconomia no Agronegócio, com atuação em tecnologia de alimentos; bioinsumos e tecnologias para a sustentabilidade do agronegócio. Com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, voltada à área da Bioeconomia, desenvolveu experiência em projetos de P&D com ênfase em tecnologias aplicadas a sistemas de produção, produção de alimentos funcionais e nutracêuticos e no desenvolvimento e formulação de bioinsumos, agregando valor às cadeias produtivas da bioeconomia. 

Vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), a Agrotec conta com um parque tecnológico de última geração e integração a setores e laboratórios da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Unital), o laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas (LPPFB) e a Fazenda Escola. O atendimento é voltado a empresas industriais e do agronegócio dos setores de Alimentos e Tecnologia de Bioinsumos relacionados à Bioeconomia, bem como pequenas empresas que buscam soluções e inovações. 

O diretor explicou que uma unidade Embrapii busca contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira, fomentando-a por meio de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas. O modelo de atuação permite agilidade, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I das empresas. “O que nós fazemos é ir ao encontro das empresas que atuam dentro das áreas de atuação da Agrotec e levantamos a demanda de inovação. Explicamos o modelo de negócio Embrapii, e, caso haja interesse, acionamos nosso time de pesquisadores do banco de talentos para desenvolver o plano de trabalho, e buscar fechar parceria com essa empresa”, informou. 

O edital completo com todas as informações sobre a formação do banco de talentos da Agrotec-UFMS Embrapii pode ser acessado neste link, onde serão publicadas as demais etapas da seleção. 

 

Texto: Ariane Comineti