Estão abertas as inscrições de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos na UFMS sob a coordenação de servidores. A submissão pode ser feita no Sigproj até 31 de dezembro, uma vez que o processo é realizado em fluxo contínuo.
O cadastro e a seleção são realizados anualmente pela Universidade e entre os objetivos está o fortalecimento das redes e grupos de pesquisa, dos programas de pós-graduação e dos ecossistemas de inovação.
De acordo com a Diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), Gecele Matos Paggi a novidade neste ano é que a seleção reúne as modalidades sem fomento, com fomento externo, em parceria com pessoa jurídica (pública ou privada) e em parceria, com coordenação geral externa. “Isso facilita aos pesquisadores encontrarem todas as informações, requisitos e orientações em um único edital. Só é importante que na hora da inscrição no Sigproj se atentem à seleção da modalidade correspondente à sua proposta”, disse.
A Diretora lembrou ainda que foram publicadas atualizações da Instrução Normativa da Propp e da Resolução do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (Copp) referentes aos projetos de pesquisa e inovação.
Projeto
Entre as orientações para a proposta estão o vínculo a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) e o prazo mínimo de 12 meses e máximo de 60 para a realização. Os prazos mínimo e máximo de vigência de projetos em parceria serão definidos pelo instrumento jurídico firmado entre a UFMS e a pessoa jurídica.
Entre os requisitos para a submissão estão ser servidor do quadro efetivo ou temporário da Universidade, com titulação mínima de Mestrado; curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq; e cadastro no Open Research and Contributors Identification (ORCiD).
O edital com todas as informações e orientações para a inscrição pode ser acessado neste link. Dúvidas podem ser enviadas à Propp por meio do e-mail seppi.propp@ufms.br.
Texto: Ariane Comineti