Servidores participam de curso de Mapeamento de Processos

Pró-Reitores, chefes de Coordenadorias, diretores de Unidades, e servidores que trabalham com gestão de contratos volumosos participam toda essa semana do curso Mapeamento de Processos, que está sendo ministrado pela Controladoria-Geral da União.

“Queremos deixar os processos institucionais/administrativos com maior agilidade possível, com maior transparência, objetivando economia de tempo, de recursos. Para isso, nós precisamos capacitar todas as nossas lideranças, de forma que possam começar também a planejar o mapeamento de todos os processos das suas unidades, juntamente com suas equipes buscando sempre a eficiência, fazendo mais com menos tempo e menos recurso”, explica o Pró-Reitor de Administração de Infraestrutura, Cláudio César da Silva.

Cinquenta pessoas farão o curso de 20 horas, durante as tardes desta semana, na Sala de Atos da Reitoria. Esse curso será ministrado novamente no segundo semestre para outras turmas. “Essa capacitação faz parte de um conjunto de cursos que estamos trazendo para dentro da UFMS a custo zero, fazendo parcerias com a CGU, com o Ministério Público, para que possamos, todo ano, ofertar o máximo de qualificação, de capacitação aos nossos técnicos, de forma a evitar erros, desperdícios, qualquer tipo de má gestão”, completa o Pró-Reitor.

Na próxima semana será ministrada a primeira turma do curso Gestão de Contratos e Fiscalização, para gestores de contrato. “Hoje existem mais  de 350 contratos na UFMS, cada um com seu gestor, que precisa ter segurança sobre o que sabe e está fazendo. Eles devem ter uma visão desses processos, para que se evitem problemas futuros, tanto para ele como para a Instituição”, diz Cláudio.

A CGU está oferecendo a qualificação gratuita e a Universidade vai oferecer infraestrutura da educação a distancia, para que os cursos presenciais sejam futuramente ofertados a distância,  em a distancia, tanto para servidores da UFMS no interior, para como servidores municipais e estaduais.