Servidores ativos e aposentados devem realizar validação de dados cadastrais e funcionais

Está aberto o prazo para servidores ativos e aposentados, realizarem a validação de dados cadastrais e funcionais na plataforma Sougov do Governo Federal. A atualização cadastral é obrigatória para todos agentes públicos federais civis e o prazo é até 31 de julho, conforme divulgação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

Outro ponto importante é que os líderes de equipe também devem validar a composição do quadro de pessoal da sua unidade e das chefias subordinadas, caso existam. A funcionalidade de validação aparecerá automaticamente quando o líder entrar no aplicativo. O servidor e o líder de equipes que não realizarem a validação ou a atualização dos dados incorrem em falta disciplinar. 

“Os dados cadastrais pessoais e funcionais atualizados permitem que o gestor público tenha informações qualificadas para tomada de decisão e construção de políticas públicas voltadas à gestão de pessoas na Administração Pública Federal. Além disso, a validação melhora a qualidade e utilidade das informações de pessoas prestadas à sociedade, além de facilitar a prestação dos serviços. Para o servidor é de suma importância manter seus dados atualizados, pois são utilizados e implicam diretamente no registro das folhas de pagamento, assim como nas contribuições previdenciárias e registro do imposto de renda”, disse o diretor de pagamento e registro de pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Everton Amorim. 

Ele explica ainda que neste ano há uma novidade que permite o preenchimento da cor/raça na atualização cadastral. “É importante a administração pública conhecer o perfil do funcionalismo público. Um dos motivos é que há políticas públicas para a redução da desigualdade e o combate ao racismo dentro do setor público. Como se deve monitorar e avaliar a eficácia dessas políticas é preciso contar com dados, daí a importância da atualização e validação cadastral de cada servidora e cada servidor e a informação de cor/raça”. 

Após concluídas as validações, será disponibilizado no aplicativo um comprovante que pode ser encaminhado, impresso ou compartilhado, se for necessário. A validação está disponível no aplicativo ou neste endereço eletrônico e o tutorial da validação cadastral está disponível aqui

Texto: Bianka Macário