Serviço Escola de Psicologia oferece atendimento gratuito para adolescentes e adultos

A partir de hoje, 24, adolescentes e adultos da comunidade externa podem receber atendimento psicológico de emergência na Cidade Universitária. Oferecido de forma gratuita pelo Serviço Escola de Psicologia (Sep), em parceria com a Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde, os atendimentos são realizados de segunda a quinta-feira, das 9h às 10h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

De acordo com o coordenador do projeto Plantão Psicológico, Alberto Mesaque Martins, os pacientes são atendidos por estudantes de psicologia com supervisão de professores da Universidade e não há necessidade de agendamento prévio. Além de contribuir para a formação profissional dos estudantes, o Sep prioriza o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e que não tenham plano de saúde.

“Trata-se de um serviço de urgência e emergência psicológico, funciona como uma espécie de pronto-socorro. Os estudantes ficam de plantão nos horários determinados e atendem por ordem de chegada. O atendimento tem duração média de 50 minutos, e dependendo da situação, pode ser agendado um retorno ou encaminhamento para consulta psiquiátrica”, complementa o coordenador.

A estudante de psicologia Clara Aparecida Lopes Goulart participa do atendimento do Plantão Psicológico desde o ano passado e acredita que o serviço vem exercendo um papel relevante para a comunidade externa. “Com as atividades do plantão, estamos conseguindo atender as demandas de urgência e emergência psicológica e proporcionar um acolhimento terapêutico tão necessário em casos de crise. A cada atendimento realizado, percebo como podemos fazer a diferença na vida das pessoas sendo bons profissionais, responsáveis, comprometidos e atentos às necessidades dos outros”, avalia a estudante.

A iniciativa é voltada apenas à comunidade externa, pois a comunidade universitária continua contando com atendimentos ofertados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis , no caso dos estudantes, e pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas , no caso de servidores.

Os interessados devem comparecer ao Serviço Escola de Psicologia, que fica ao lado do Instituto Integrado em Saúde, no setor 2 da Cidade Universitária, com entrada pela avenida Costa e Silva. É necessário apenas levar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Texto: Adriano Furtado
Foto: Álvaro Herculano