Série de encontros on-line promove diálogos sobre ciência, filosofia e cultura

Hoje, às 13h (horário MS), será transmitida a abertura da série de lives “Pluralidade: Diálogos sobre ciência, filosofia e cultura”, organizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com participação do Physikos, grupo de estudos em História e Filosofia da Física e da Cosmologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS.

Com o tema “Da origem do universo à origem da vida celular: Diálogo sobre cosmologia, filosofia e biologia”, o evento terá a participação de Cristina Motta (IBCCF-UFRJ), Cristiane Azevedo (Faculdade de São Bento-Rio) e Carlos Bengaly (Observatório Nacional), com apresentação e mediação dos professores Vinícius Carvalho da Silva (Physikos-FACH-UFMS) e Verusca Reis (UENF).

A série Pluralidade será composta por seis encontros on-line com pesquisadores de diversas áreas para realçar as interseções, convergências e interações entre manifestações diversas e complexas do conhecimento, sempre às segundas-feiras, das 14h às 15h30 (horário de Brasília). Acompanhe aqui.

Physikos

Criado este ano, o Physikos é um grupo de estudos com ações em ensino, pesquisa e extensão com o intuito de se aprofundar em questões históricas e epistemológicas das ciências físicas e promover ações de ensino e divulgação em História e Filosofia da Ciência. O grupo é multidisciplinar e conta com a participação de filósofos, físicos, cosmólogos e cientistas sociais.

Segundo o professor Vinícius Carvalho da Silva, com o grupo de estudos a UFMS se torna a sexta instituição brasileira e primeira da região Centro-Oeste a fazer parte do Museum Alliance, projeto global de divulgação e educação científica informal promovido pela NASA.

Ele explica que a missão do é realizar atividades com foco em STEAM, acrônimo que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática em inglês. “Um dos objetivos do Physikos é promover eventos e projetos de educação e divulgação científica. Nesse sentido, o grupo já vem atuando em parceria com o Masterclass Internacional de Física de Partículas, do Instituto de Física da UERJ, um projeto que nasceu no CERN, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, e é promovido internacionalmente pelo IPPOG”, afirma.

Acesse physikois.webnode.com para conhecer mais sobre o projeto e confira abaixo a programação completa da série de lives.

Texto: Leticia Bueno