Série de debates aborda tópicos sobre epistemologia, ciência e transcendência

Na próxima sexta-feira, 20, às 19h, será realizado o debate “Epistemologia e beleza: a perspectiva estética na construção do conhecimento”, com os pesquisadores William Teixeira e Erickson Cristiano dos Santos, ambos professores da UFMS e doutores em Música e Filosofia pela USP, respectivamente.

O evento é o primeiro de uma série de debates do projeto Epistemologia, Ciência e Transcendência: diálogos contemporâneos, coordenado pelo professor Johannes Janzen. Ao todo serão seis mesas de debate, duas sobre cada um dos temas que dão nome ao projeto.

“O campo de interação entre epistemologia, ciência e transcendência tem crescido nos últimos anos. As pessoas têm buscado respostas mais profundas e amplas para poder dar conta da realidade à sua volta. Essa é a razão pela qual buscamos refletir sobre essa temática, para que – do ponto de vista da pluralidade epistêmica, de compreensão científica e transcendental – possamos buscar refletir, no intuito de clarear nosso entendimento sobre a complexidade da realidade”, explica Johannes.

Os encontros abordarão assuntos como Epistemologia e divulgação científica; Ciência e religião; Ciência, pesquisa e ensino; O transcendente e a ética na pesquisa científica; e Transcendência e ontologia na tecnologia. 

De acordo com o professor, nós vivemos em um mundo onde duas culturas estão ligadas pelo desejo profundo de conhecer a estrutura da realidade e seu significado: a científica e a religiosa. Para ele, buscar o diálogo entre estas duas culturas ajudará a fomentar um conhecimento mais complexo, holístico e tolerante.

“Tanto a cultura científica contemporânea quanto às tradições transcendentes de conhecimento metafísico que formam nossas matrizes religiosas buscam conhecer com profundidade a estrutura da realidade e a coerência do mundo ao qual o humano está inserido. Frente aos anseios atuais se faz necessário a busca por um diálogo respeitoso, bem fundamentado e intelectualmente coerente entre as diversas formas de conhecer: epistemológico, científico e transcendental”, afirma.

Os debates serão transmitidos pelo YouTube e não é necessário inscrição para participar ou para receber certificado. O evento do dia 20 poderá ser assistido neste link.

Texto: Leticia Bueno