Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática será on-line

A 15ª edição do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática será realizada entre 22 e 24 de setembro totalmente on-line. O evento terá palestras, mesa redonda, comunicações orais e apresentações de pôsteres. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 15 de setembro no site sesemat.wordpress.com.

O objetivo é promover discussões de pesquisas e de experiências pessoais e profissionais, além de desafios vivenciados por pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras dos diversos níveis de ensino, gestoras e gestores, mães, pais, responsáveis e estudantes em geral. “Podem participar docentes dos diversos níveis de ensino e de diversas áreas, não só os que ensinam Matemática, licenciandos e pesquisadores”, informou a professora Fernanda Malinosky, que coordena o evento junto ao professor Thiago Donda Rodrigues, ambos da UFMS.

A programação será composta por três mesas temáticas com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. No dia 22 às 18h, Ana Paula Malheiros e Ole Skovsmose irão falar sobre “Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio: diálogos com a Educação Matemática”; no dia 23, às 17h30, Regina Célia Grando e Roger Miarka irão abordar as “Pesquisas em Educação Matemática: possibilidades e desafios”; e no dia 24, às 15h30, Carolina Tamayo Osório e Victor Giraldo irão falar sobre “Decolonialidade, corpos, afetos e Educação Matemática”.

No dia 23 haverá também às 9h30 uma palestra intitulada “No entre: processos formativos e a produção do conhecimento matemático”, ministrada por Margareth Aparecida Sacramento Rotondo. “Teremos ainda apresentações de comunicações científicas e de pôsteres de pessoas de todo o país”, apontou a coordenadora.

A abertura será no dia 22 às 17h, no horário de Mato Grosso do Sul, com transmissão pelo canal do Sesemat. Os inscritos que participarem de todas as atividades receberão o certificado de 20 horas ao final do evento. As listas de presença serão disponibilizadas a cada período.

Mais informações podem ser obtidas no site sesemat.wordpress.com.

 

 

Texto: Ariane Comineti