Seminário Nacional on-line discute Experiências na Educação Interprofissional

Submissão de trabalhos foi prorrogada para 30 de agosto

Dilemas e desafios na formação de profissionais da área da saúde serão abordados durante o 1º Seminário Nacional de Experiências na Educação Interprofissional entre os dias 17 e 19 de setembro de 2020, de forma totalmente on-line e gratuita.

O evento é organizado pelos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Cidade Universitária e do Campus de Três Lagoas e tem o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SED), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

A Educação Interprofissional tem como objetivo transformar a formação de futuros profissionais de saúde, bem como promover mudança na cultura dos cuidados em saúde. “É um evento DO qual participam inúmeros palestrantes de renome e reconhecimento internacional. Teremos um momento de troca entre os professores das cinco regiões do país”, destaca o professor do Instituto Integrado de Saúde, Rodrigo Guimarães Almeida.

Professores, estudantes e demais profissionais poderão acompanhar durante a programação temas como a preceptoria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância da interprofissionalidade para o mercado de trabalho em saúde, além das apresentações dos trabalhos submetidos no evento. A programação completa pode ser conferida aqui.

Submissão de trabalhos

Os interessados em submeter resumos para o evento devem enviar suas propostas até 30 de agosto seguindo as áreas temáticas: A interprofissionalidade e o cuidado integral em saúde, Formação em Saúde e Educação Interprofissional e Investigação e Educação Interprofissional.

“Acredito que um dos pilares da formação acadêmica deve ser a produção de trabalhos científicos, bem como a organização e a participação de eventos relacionados a isso. Dessa forma, participar de eventos como este agregam ainda mais minha formação relacionada ao pilar da Interprofissionalidade, a qual tento fortalecer, a fim de me tornar uma profissional colaborativa com as equipes de saúde que estiver inserida no futuro, buscando sempre oferecer o melhor cuidado para o paciente”, expõe a estudante do 7° semestre do curso de Medicina no campus Três Lagoas Rayanne Souza Donato.

As normas para submissão de resumos podem ser conferidas aqui.

Eventos digitais

O I Seminário Nacional de Experiências na Educação Interprofissional é um dos eventos contemplados no primeiro lote do edital PROFE 2020, que prevê até R$ 300 mil em recursos para eventos acadêmicos e eventos científicos por meios digitais, nas modalidades não presencial ou semipresencial.

Os interessados podem enviar suas submissões para o segundo lote até 30 de agosto. As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sigproj.

Texto: Bárbara Menezes