Foi realizada hoje, 21, a abertura do 3º Seminário do Projeto de Pesquisa Observatório Constitucional, organizado e promovido pelo Grupo de Pesquisa em Subconstitucionalismo (SubConst) e pelo projeto de pesquisa Laboratório Constitucional, ambos do do Campus de Três Lagoas.
Mais de 300 pessoas se inscreveram no evento, que tem o objetivo de tornar público e compartilhar com a comunidade interna e externa à UFMS o resultado das atividades de pesquisa realizadas pelos grupos organizadores, e promover intercâmbio com pesquisadores de outras instituições.
“Neste ano teremos a participação de pesquisadores do Brasil, Argentina, Espanha, Itália e México”, disse a estudante Beatriz Amaral. “Essa é a primeira edição em que se publica a chamada de resumos, a que ocorrerão submissão de vários estados e várias instituições”, conta.
O diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Macedo, participou da abertura do evento, agradeceu e parabenizou os organizadores e o reitor. “Cumprimento todos os docentes que têm trabalhado com afinco para levar o nome do curso de Direito a níveis nacionais e internacionais”. O diretor também comentou a relevância da pesquisa realizadas pelos professores e estudantes. “Nós temos muitos estados no Brasil e cada um com uma constituição, e vocês estão aí pesquisando a história de cada uma delas e como elas se inter-relacionam nos dias atuais. Parabéns, é um trabalho muito interessante”, comentou.
O reitor Marcelo Turine também ressaltou a importância do tema. “Quero parabenizar pela organização do evento, um tema importantíssimo essa discussão junto da pesquisa, é o terceiro seminário já que vocês estão realizando e esse ano, com a questão da pandemia, sendo mais criativos ainda fazendo a abertura da chamada de trabalhos para apresentação”, parabenizou o reitor. “A pandemia trouxe essa criatividade, inovação e essa aproximação, porque eu não teria como estar junto com vocês na abertura presencial, então estou muito feliz com o convite”.
A abertura foi seguida da palestra ministrada pelo professor Fabrício Tomio, da Universidade Federal do Paraná. Todas as atividades serão transmitidas pelo YouTube.
Texto: Leticia Bueno