Começou ontem o Seminário de Formação em Extensão e Gestão Cultural da UFMS. O objetivo do evento é capacitar as comissões setoriais de extensão, bem como o público externo, docentes e acadêmicos.
A programação do evento conta com palestras de cunho teórico, mas também aborda assuntos mais subjetivos, como o a importância da Arte e da Beleza na gestão cultural. Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, a formação em extensão e gestão cultural é uma demanda interna da Universidade, mas ela também possui interesse do público e por esta razão o seminário é um evento modular, onde as pessoas podem escolher quais palestras querem participar e, assim, receber certificado de participação.
“A gente tem uma demanda por formação das comissões setoriais de extensão, uma demanda interna, mas a formação nesse assunto, do ponto de vista mais teórico, também interessa para a comunidade e para os alunos que fazem projetos de extensão. Então a gente organizou um evento que tivesse interesse público, com palestras mais culturais que tratassem a história da extensão e dos conceitos que a norteiam”, afirma o pró-reitor.
A capacitação das comissões setoriais se faz importante pelo fato de que serão elas que avaliarão os projetos de extensão que serão submetidos nos editais de fomento. “Nós queremos dar formação para as equipes setoriais de extensão de todos os câmpus, porque nós temos três editais de fomento de extensão em andamento. Os extensionistas vão propor ações e as propostas serão avaliadas, então nosso objetivo é dar formação para essas comissões que vão avaliar essas propostas”, explica João Batista, da Coordenadoria de Extensão da Proece.
Leonardo Chaves é presidente da comissão setorial do Campus de Paranaíba (CPAR) e tem a expectativa de que o evento contribua para a melhoria da qualidade dos projetos desenvolvidos no campus. “A gente veio para trocar informações, ganhar mais experiência, ver as novidades que tem para esse ano, porque já publicaram vários editais na área, e a gente quer aprimorar e levar esse conhecimento para o Campus de Paranaíba para podermos fazermos mais projetos na área de extensão universitária”.
Texto: Leticia Bueno