Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro

A Semana Nacional de Trânsito teve início na manhã de hoje, 18, no Teatro Glauce Rocha, junto com o 8º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran/MS). A Semana é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

O Fetran é um projeto de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e participa da Semana com peças teatrais estudantis, resultado de uma grande seletiva de 180 peças, de 130 escolas, de 29 municípios do Mato Grosso do Sul, já tendo alcançado diretamente um público de 20 mil pessoas.

Em todo país, apenas nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso realizam o FETRAN Teatro e são referências no desenvolvimento dessa importante ação de Educação para o Trânsito.

Após a apresentação de uma peça teatral realizada por alunos da Escola Municipal Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá, com a temática: tempo e trânsito, autoridades participaram da cerimônia oficial de abertura do evento.

Para Roberto Hashioka, diretor-presidente do Detran/MS, a preocupação com o trânsito é constante. “principalmente quando vemos os números de mais de 40 mil pessoas que perdem a vida por ano no Brasil, e mais de 50 mil pessoas sequeladas. A responsabilidade é de todos nós, que temos que respeitar as leis de trânsito. Mato Grosso do Sul tem que ser referência no combate aos acidentes de trânsito”, afirmou Hashioka.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) inspetor Luiz Alexandre Gomes da Silva falou sobre a importância de despertar a consciência das crianças e dos jovens de Mato Grosso do Sul. “O Fetran é uma atuação preventiva para despertar a conscientização nesses jovens, que são agentes multiplicadores, cidadãos e futuros condutores, por um trânsito mais seguro”, explicou.

O professor Marcelo Turine, Reitor da UFMS, participou da cerimônia e declarou que a UFMS apoia ações como essa, de cunho educativo e preventivo para os jovens do Estado.