Semana Nacional de Museus será realizada em formato virtual

18ª edição acontece na próxima semana e é realizada em MS pelo Sistema Estadual de Museus

Entre os dias 18 e 25 de maio, será realizada a 18ª Semana Nacional de Museus. O evento acontece anualmente e neste ano abordará o tema Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão. Devido ao contexto imposto pela pandemia da Covid-19 e observando as orientações das autoridades de saúde, a programação da Semana será totalmente virtual e transmitida pelo perfil e página da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no Instagram e Facebook.

Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Mato Grosso do Sul a Semana é organizada e coordenada pelo Sistema Estadual de Museus de MS do qual o Museu de Arqueologia (Muarq) da UFMS faz parte.  O Sistema é ligado à Fundação de Cultura de MS e agrega outros museus e instituições como: Arquivo Público Estadual de MS; Museu da Imagem e do Som; Museu de Arte Contemporânea; Museu das Culturas Dom Bosco; Museu José Antônio Pereira; as subsecretarias de políticas públicas para a Promoção da Igualdade Racial, para a População Indígena e  LGBT ; Universidade Federal da Grande Dourados e Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa.

“Neste ano o Muarq está participando como co-organizador da Semana. Além disso, teremos professores e técnicos da UFMS nas mesas e atuaremos na seleção e correção de trabalhos que irão compor um e-book. Em tempos de Covid-19, os museus têm que se reinventar e esta Semana será uma oportunidade de estar mais perto da sociedade”, comenta a técnica de laboratório  e coordenadora do MuArq e uma das organizadoras da Semana Lia Brambilla.

De acordo com Lia, o tema definido irá proporcionar uma reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. “Os museus podem atuar de diversas formas com o público por meio dos seus acervos. Acreditamos que o tema além de abrangente e atual, desafia-nos a pensar sobre a importância dos museus como agentes de mudança, já que são dinâmicos e possibilitam democratizar o acesso de todos a materiais que compõem a memória das sociedades”, destaca Lia.

“Também é uma ótima oportunidade para os acadêmicos apresentarem trabalhos”, explica a técnica do MuArq. O envio pode ser feito até o dia 25 de maio aqui. Os trabalhos devem se encaixar em um dos eixos temáticos dessa edição: a) museu como espaço de ensino; de igualdade; de inclusão social; espaço para a diversidade; b) arte e design: acessibilidade em amplos contextos culturais; c) gênero e diversidade cultural; d) acessibilidade em museus e patrimônio; e) comunicação e direitos humanos; f) educação e acessibilidade; g) comunicações com temas relacionados ao ensino e pesquisa de história, arqueologia, arquitetura, educação ambiental e museologia; e h) museus e espaços culturais em tempos de pandemia. Os trabalhos selecionados serão publicados no e-book, com previsão de lançamento em setembro, durante a realização da Primavera dos Museus.

A Semana

A Semana Nacional dos Museus acontece em celebração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, desde 1977. No último ano, cerca de 37 mil museus, de mais de 150 países, participaram do Dia Internacional de Museus, o que demonstra a abrangência e relevância da iniciativa. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Museus coordena a Semana Nacional de Museus, que já está em sua 18ª edição. A partir do tema deste ano, todos os museus brasileiros vão refletir sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. Os desafios lançados pelo Ibram são para que os museus olhem seus acervos procurando a representatividade dos vários integrantes do tecido social. E, também, que os museus intensifiquem sua articulação em redes, disseminando conhecimento e soluções, apoiando o desenvolvimento e as ações dos demais, de modo a diminuir a desigualdade no tratamento e perspectivas oferecidas aos seus públicos.

Programação em MS

A programação da Semana pode ser conferida nos materiais de divulgação disponibilizados abaixo.

Texto: Vanessa Amin, com informações de Karina Medeiros de Lima (FCMS)