Semana de Jornalismo celebra os 34 anos do curso com palestras, oficinas e rodas de conversa na Cidade Universitária

Depois de quatro anos, a programação da Semana de Jornalismo (Semajor) foi retomada em celebração aos 34 anos do curso da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, estão programadas palestras, oficinas, rodas de conversa e mesas de debate, com o tema Jornalismo em Reconstrução. Estudantes e profissionais da área podem participar e as inscrições estão abertas. Confira a programação completa aqui

Um dos destaques do evento será a participação da professora Dulcília Buitoni, da Universidade de São Paulo (USP), na mesa de abertura. Durante o debate, a professora sênior do Instituto de Estudos Brasileiros e do programa de Mestrado Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras abordará o tema Imagens Jornalísticas: entre a força e a fraqueza

A Semajor também terá a participação de profissionais de destaque em diversas áreas da comunicação: na pesquisa, no jornalismo esportivo, cultural e visual, no fotojornalismo e na criação de conteúdo para redes sociais. Durante a semana, também será lançado o livro “O Caso Araceli“, de autoria do professor Felipe Quintino, e a programação encerra com um festival de talentos. 

Para um dos organizadores e coordenador do curso de Jornalismo, Felipe Quintino, este é também um momento de celebração, uma vez que marca o aniversário do curso que é pioneiro no Estado. Segundo o docente, um dos objetivos da semana é levantar reflexões.

“O objetivo será discutir o papel da comunicação e do jornalismo na reconstrução democrática e os desafios diante do cenário de desinformação. Será uma oportunidade para refletir sobre a prática jornalística e as transformações significativas pelas quais a área passa, propondo discussões teóricas e práticas, reunindo estudantes, egressos, professores e a comunidade externa”, destaca. 

A programação também teve a organização dos estudantes, por meio do Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor). O estudante e presidente do Cajor Murilo Medeiros demonstra entusiasmo em participar. “Acredito que será uma excelente oportunidade para aprender mais sobre o jornalismo na prática, com profissionais do mercado, e para compreender melhor como o jornalismo tem evoluído, como podemos nos capacitar para acompanhá-lo. Além disso, é enriquecedor ouvir vozes diferentes das que estamos acostumados, pessoas de fora, com perspectivas diversas”, conclui.

Texto: Elton Ricci