Semana de Filosofia aborda novas tecnologias e abre inscrições para apresentação de trabalhos

Os desafios do conhecimento humano, o avanço das novas tecnologias, a diferenciação entre técnica e tecnologia, inteligência artificial são alguns assuntos que serão abordados na 12ª Semana de Filosofia, que ocorre de 16 a 20 de outubro na Cidade Universitária. Estudantes, profissionais da área e egressos podem participar do debate. As inscrições para a exposição de trabalhos são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 18, pelo formulário on-line

Neste ano, a Semana tem como tema “A filosofia na Era da Técnica”. Segundo o professor e coordenador do evento, Fabrício Santiago Almeida, o encontro buscará incentivar a reflexão de temáticas atuais acerca das novas tecnologias utilizadas no cotidiano e o uso da inteligência artificial nos trabalhos acadêmicos à luz da filosofia. “O tema busca refletir filosoficamente a partir da ética e da epistemologia sobre o avanço das inteligências artificiais. Além de analisar de forma crítica e burocrática sobre o uso da técnica e da automação na existência humana”, explica.

O estudante de Filosofia Pedro Henrique Cristaldo Silva já participou de edições anteriores e afirma que a experiência é muito proveitosa para aprendizagem pessoal e formação intelectual coletiva. “A escolha do tema foi propícia para o momento atual que estamos vivendo, isto é, a era virtual, pois o uso da técnica digital na sociedade contemporânea está indissociavelmente fundamentado em determinada abordagem filosófica e isso requer uma reflexão crítica do assunto que só a filosofia pode proporcionar”, pontua.

Kauê Barbosa de Oliveira Lopes também é estudante do curso de Filosofia e acredita que a experiência é sempre muito gratificante e enriquecedora, em termos de aprendizagem e desenvolvimento de novos conhecimentos. “A Semana da Filosofia costuma trazer filósofos de outras cidades e estados para apresentar seus trabalhos, teses e tudo que está sendo produzido e pesquisado em diferentes áreas do país quando se trata de filosofia. De modo geral, o que se espera para a 12ª Semana de Filosofia é, novamente, esse sentimento de estar em contato com novas áreas de pesquisas. Acredito que esse sentimento esteja ainda efervescente devido ao tema da semana, que é bastante contemporâneo”, conclui.

As apresentações de trabalhos ocorrerão ao longo da semana, sempre das 17h30 às 19h, no Auditório do Complexo Multiuso 1. Os estudantes terão até 20 minutos para expor suas ideias. Para os interessados em participar da Semana como ouvintes, as inscrições seguem abertas até o dia do evento. Acesse a página para mais informações.

Texto: Mirtes Ramos