Seleção de tutores para curso sobre atendimento educacional especializado em contexto de pandemia

Interessados em atuar como tutor a distancia no curso de extensão “Atendimento educacional especializado em contexto de pandemia” têm até 1º de agosto para se candidatarem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site proece.ufms.br/tutor-a-distancia-saee-2021.

Ao todo são 30 oportunidades, mais a formação de cadastro reserva. O edital com as informações sobre a seleção pode ser acessado neste link, no site da Faculdade de Educação (Faed).

A diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva, explicou que os tutores irão trabalhar com os cursistas acompanhando as atividades dentro do sistema AVA da UFMS, acompanhando as webaulas e outras atividades programadas, estimulando os estudantes para a realização das atividades propostas, respondendo às dúvidas e participando das capacitações que o curso oferece. Os selecionados irão receber bolsas da Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação (UAB/Mec) no valor de R$765,00.

Podem se candidatar pessoas com licenciatura em qualquer área com experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior. Entre os requisitos estão também: ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades; habilidade no uso de computador e sistemas Windows e/ou Linux, bem como aos recursos de conectividade à internet; não receber bolsa da UAB/Mec; e, se for estudante de pós-graduação sctricto sensu, caso seja aprovado, será preciso apresentar autorização do orientador e do coordenador do programa de pós-graduação para atuar na função.

Esta é a segunda vez que a UFMS oferta o curso de extensão “Atendimento educacional especializado em contexto de pandemia”, realizado em parceria com o Ministério da Educação (Mec) por meio da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp). “O curso é gratuito e composto por 90 horas distribuídas em seis módulos. O objetivo é a formação continuada dos professores da rede pública que trabalham em salas regulares em tempos de pandemia, para que possam ter amparato de atividades para desenvolver com as crianças que são o público alvo da educação especial”, explicou a diretora da Faed.

A professora ressaltou ainda que “o curso vem ao encontro da Política Nacional da Educação Especial, que revela uma proposta de uma escola inclusiva e possibilita essa formação continuada dos professores da educação básica. No curso teremos palestrantes de reconhecimento nacional”, informou.

A previsão para o início das atividades dos tutores é agosto de 2021 e os candidatos serão convocados por meio de editais que serão publicados nos sites da Faculdade de Educação (Faed) e da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

Texto: Ariane Comineti