Seleção de propostas na Extensão foi simplificada e segue até 31 de maio

Os procedimentos para o desenvolvimento de ações de Extensão na UFMS em 2021 foram simplificados. Além de mudanças na submissão das propostas no Sigproj, os editais trazem modificações que visam a dar agilidade a todo o processo.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes os editais foram customizados de forma que o coordenador tenha um ganho considerável de tempo, a curto e longo prazo. “Em curto prazo, porque o processo de escolha dos bolsistas ficou muito mais direto e objetivo; em longo prazo, porque o projeto pode ter duração de até cinco anos e não será necessário ressubmetê-lo a cada ano. O trabalho a ser repetido anualmente consistirá apenas nas solicitações de bolsas e insumos e, em ambos os casos, a submissão está muito simplificada, resumindo-se a um plano de trabalho justificado ou à solicitação justificada do insumo, serviço ou auxílio”, disse.

Todas as informações sobre as mudanças podem ser obtidas neste link no site da Proece. Na página, os interessados irão encontrar perguntas e respostas sobre os diversos aspectos relacionados à Extensão, entre eles o passo a passo para a submissão de propostas e para a solicitação de fomento e de bolsistas e também quais procedimentos devem ser realizados após a aprovação da proposta.

Ações e experiência

As seleções de ações para fomento (PAEXT) e de propostas para os programas institucionais de Bolsa e de Voluntários de Extensão (PIBEXT e PIVEXT) seguem com inscrições abertas até 31 de maio.

Poderão receber apoio financeiro ações de extensão na modalidade Projeto ou Curso, aprovadas no edital EXT-2020 que ainda estejam vigentes ou ações submetidas no edital Ext 2021. Ao todo serão investidos até R$300 mil.

Já para as bolsas o total montante total a ser investido pode chegar a até R$320mil, resultando em pelo menos 250 bolsistas de extensão. “Os estudantes interessados nas bolsas ou no voluntariado devem procurar seus professores para juntos desenvolverem e enviarem os Planos de Trabalho”, informou o pró-reitor

Há sete meses a estudante do 8º semestre de Jornalismo Ana Gabriella de Freitas Gomes é bolsista do projeto de extensão “Clínicas Jurídicas de Direitos Fundamentais, Trabalhistas, Criminais e Previdenciários da UFMS”. “Para mim tem sido muito gratificante, afinal é uma área diferente da qual curso, o que me possibilita uma nova experiência que me agrega novos valores sociais, acadêmicos e profissionais que irei levar para o resto da vida. O projeto possibilita atuar diretamente na área, podendo conviver com novas experiências e oportunidades que vão surgindo no decorrer das atividades. Tem sido uma experiência muito importante na minha construção acadêmica e profissional”, afirmou.

Letícia Rodrigues de Oliveira, do 7º semestre de Letras – Português/Inglês, também é bolsista de extensão. “Atuo desde agosto no projeto ‘Tradução para internacionalização da UFMS’ e minha experiência tem sido muito boa porque isso acrescenta muito na minha formação profissional, já que no curso a gente não vê muito sobre a área de tradução, mas ela também é uma possibilidade para os profissionais de Letras. Também pude ter contato com algumas coisas da área de tradução como aprender novo vocabulário e até mesmo aprender como fazer uma pesquisa para descobrir o melhor léxico para ser utilizado num texto, por exemplo. Essas são experiências que só tenho por participar do projeto”, falou.

Os editais completos para ambas as seleções podem ser acessados na página da Proece: neste link para o PAEXT e neste link para PIBEXT e PIVEXT.

Texto: Ariane Comineti