Seleção com 30 vagas para pesquisadores visitantes encerra inscrições no dia 28

Termina na próxima segunda-feira, 28, o prazo para inscrições no processo seletivo para pesquisadores visitantes na UFMS. A seleção visa contratar 30 recém-doutores, que obtiveram o título de doutorado, no mínimo, há dois anos e, no máximo, há 10 anos.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Macedo, afirma que a contratação de pesquisadores visitantes elevará a qualidade dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade. Ela ressalta, ainda, que os interessados devem ficar atentos para não perderem o prazo. “O processo seletivo vai até o dia 28. É uma data importante. Anotem, divulguem e não deixem de participar”.

A seleção tem como objetivo incentivar a inserção de profissionais qualificados nas áreas de pesquisa na UFMS, além de fortalecer o ensino na graduação e pós-graduação, atrair novos pesquisadores para Mato Grosso do Sul e  melhorar os conceitos dos PPGs na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes).

Conforme o edital, os pesquisadores terão jornada de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 6.997,45. Não há exigência de dedicação exclusiva. “Os aprovados farão o contrato com vigência inicial de 12 meses, que pode ser renovado por igual período, totalizando 24 meses para candidatos brasileiros. Para os candidatos estrangeiros, esse período pode chegar a até 48 meses”, explica a pró-reitora.

Outro destaque do processo seletivo é que a Universidade conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). “É um edital no qual a UFMS vai investir, aproximadamente, R$ 5 milhões para pagamento dos salários destes profissionais. Soma-se, ainda, um financiamento de custeio fornecido pela Fundect, com valor anual de R$ 600 mil”, afirma.

Para participar, o candidato deve: ser recém-doutor; docente ou pesquisador com competência reconhecida na área; ter currículo cadastrado na plataforma Lattes; ter produção científica regular nos últimos cinco anos; possuir Open Research and Contributors Identification (ORCiD); não ter exercido atividades de pesquisador visitante nos últimos 24 meses; não ser servidor público da administração direta ou indireta (federal, estadual, municipal) , bem como de subsidiárias e controladas; e não ter sido condenado por crimes ou penalidade disciplinar de demissão ou destituição de cargo ou função pública.

As inscrições devem ser realizadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). Os candidatos devem anexar documentos pessoais; diplomas de graduação, mestrado e doutorado; currículo Lattes; indicação do nome do supervisor; plano de trabalho; tabela de pontuação da produção técnico-acadêmico-científica; e declaração do supervisor que tem interesse na contratação do pesquisador visitante. Confira o edital para mais detalhes.

Texto: Mylena Rocha e Christiane Reis