O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo presidiram a cerimônia de posse de seis novos servidores, nesta quarta-feira, 2, por meio de videoconferência. Esta foi a sexta solenidade de posse realizada somente este ano, somando 27 servidores que ingressaram na UFMS.
Tomaram posse os técnicos-administrativos Douglas Tadayuki Mise, lotado na Faculdade de Direito (Fadir), e André Luis Kiyoshi Shimabukuro, lotado na Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), e os professores Samuel de Sousa Silva e Marco Antonio Almeida Ruiz, que vão atuar no Campus de Aquidauana (Cpaq), além de Régis Orlando Rasia e Marcio Blanco Chavez, lotados na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc).
Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, o reitor destacou o quanto a Universidade é acolhedora e focada em oferecer formação de qualidade, exemplo disso foi o esforço em seguir com as aulas mesmo durante a pandemia. “Enquanto formos gestão não vamos paralisar as atividades. Vocês estão entrando em uma Universidade que não parou um dia na pandemia, isso já é sinal de que temos uma missão: garantir educação e saúde para todos nós”, declarou. Turine também falou sobre a emoção de uma cerimônia de posse, que mesmo sendo por videoconferência é sempre um momento singular na vida dos servidores.
“É uma grande alegria receber os novos servidores, quero dizer que não importa onde estejamos, todos somos UFMS e temos de nos dedicar a esta instituição que nos acolhe. O sucesso de cada um de vocês é o nosso sucesso”, disse a vice-reitora. Camila também destacou a importância da vacina contra a Covid-19, acrescentando que a vacinação dos trabalhadores da Educação também foi uma conquista institucional, junto ao Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde, e todas as universidades.
Representando a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, o diretor de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, José Carlos Crisóstomo, disse que a solenidade de posse é um dos atos mais importantes da Universidade. “Nós temos um sistema completo e bem estruturado de organização. Estamos abertos para qualquer esclarecimento e orientação. Sucesso e sejam muito bem-vindos”, enfatizou.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, destacou que a Universidade tem 24 mil estudantes de graduação, lembrando que nos últimos quatro anos este quantitativo era em torno de 16 mil. “Este é motivo de grande alegria, pois mostra que cumprimos o nosso motivo de entregar à sociedade bons profissionais. Queremos cada vez mais fortalecer os nossos cursos, o nosso time para que tenhamos cada vez mais cursos de qualidade”.
O diretor da Faalc, Gustavo Rodrigues Penha, também cumprimentou os novos servidores. “Alegria grande receber a todos, em especial os professores Régis e Márcio. Temos o curso de audiovisual, um curso que foi sonhado por muitos anos e tem potência de agregar os demais cursos de diferentes áreas. Esperamos apoio de vocês para realização de projetos e vamos seguir e construir juntos”, disse.
Destacando o bom ambiente de trabalho, o diretor do Cpaq, Auri Claudionei Matos Frubel, também desejou sucesso aos novos servidores. “Tenho certeza de que vocês terão o melhor ambiente possível para desenvolver a carreira de vocês. Desejo muito sucesso”, disse em especial aos professores lotados no campus.
A diretora em exercício da Fadir, Natália Pompeu, lembrou da experiência pessoal quando foi empossada. “Isso marcou a minha vida profissional, a UFMS é uma grande família e eu sempre me senti acolhida. Espero que vocês tenham o mesmo nível de realização”. Ela parabenizou também o trabalho da gestão, pontuando que por meio da liderança do reitor e da vice foi possível seguir com o trabalho, mesmo no cenário de pandemia.
Texto: Christiane Reis