Segunda edição do Robô Ára acontece em junho

Nos dias 24 e 25 de junho acontece a segunda edição do evento “Robô Ára”. O evento é promovido pelo Programa NERDS da Fronteira, vinculado ao Câmpus de Ponta Porã da UFMS (CPPP) e conta com a participação de acadêmicos, docentes e técnicos de todos os cursos do câmpus, com o apoio do Grupo PET/Fronteira de vários outros projetos e programas na Unidade. O Robo Ára é um evento destinado aos alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) do ensino fundamental de escolas públicas de Ponta Porã. A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza a temática da robótica para identificar jovens talentosos, estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades para adequar-se ao público: teórica e prática. A modalidade teórica possui seis níveis, sendo os níveis 0 a 4 destinados aos alunos do atual ensino fundamental e o nível 5 destinado aos alunos do ensino médio ou técnico. A modalidade prática possui dois níveis, sendo o nível 1 destinado aos alunos do ensino fundamental e o nível 2 destinado aos alunos do ensino médio ou técnico.

O objetivo do evento é, além de prestigiar o desempenho destes estudantes na olimpíada, também estimular estes alunos a participarem das próximas edições da OBR, assim como aumentar o número de participantes das Escolas Municipais e Estaduais de Ponta Porã e região, promovendo a ciência e o interesse destes alunos à tecnologia, colocando-os em contato com atividades diversificadas de formação e ampliando o contato entre as escolas e a Universidade, motivando e fomentando a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade local, tendo por objetivo a ampliação do interesse pelas novas tecnologias.

A primeira edição do evento ocorreu no dia 20 de junho de 2015 e  foi destinado apenas aos medalhistas da OBR de 2014, sendo os patrocinadores convidados a assistir as atividades. De acordo com os organizadores, o evento obteve ótimos resultados pois, por meio das demonstrações e atividades, os alunos se entusiasmaram e se sentiram motivados a continuar estudando e participando da atividade, tendo uma ótima repercussão na cidade e estados do Brasil.

Este ano o evento será aberto ao público no primeiro dia, quando haverá demonstrações de robótica, demonstrações de software e apresentação de projetos (jogos, animações e objetos de aprendizagem desenvolvidos na ferramenta Scratch) pelos alunos das escolas estaduais de Ponta Porã e região. O segundo dia será destinado apenas aos medalhistas.

Fotos: cedidas pela organização do evento