SBPC Jovem contará também com tendas de exposição científica

Integrante da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC Jovem será composta por inúmeras exposições e atividades para públicos de todas as idades. Parte de sua programação será realizada nas Tendas de Exposição de Atividades Científicas, onde grupos de acadêmicos, docentes e técnicos administrativos da UFMS e de outras instituições de ensino e pesquisa irão apresentar o conhecimento em experiências interativas.

Os visitantes poderão conferir de perto características morfológicas, anatômicas e moleculares de plantas e animais componentes dos acervos do Herbário e da Coleção Zoológica da Universidade. Poderão conhecer também peças do Museu de Anatomia que estará com uma pequena mostra do Sistema Nervoso.

O projeto “Leishmania Não” irá proporcionar aos participantes o olhar microscópico sobre lâminas com amastigotas de Leishmania, o olhar com lupa sobre Lutzomyia, pôster com o ciclo da doença e jogos e brincadeiras de tabuleiro e outros materiais.

Entre as atividades e temas a serem abordados pelos grupos PET de diversas áreas estão: o credenciamento automatizado por QR Code; o ensino de história por meio de videogames; jogos para o entendimento da especulação mobiliária; construção de sólidos geométricos com técnicas de origami; Masterchef Cience uma mostra de experimentos químicos na cozinha e operações para a fabricação de um medicamento, entre outras.

Com o “Túnel das Sensações” a Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente propõe a sensibilização para o uso do preservativo e enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Haverá também uma exposição da história e atividades do Minerva, um grupo de adolescentes de 12 a 18 anos que desenvolve diversas atividades científicas como jogos, pesquisas, participação em eventos, supervisionados pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências da UFMS.

As Tendas de Exposição de Atividades Científicas contarão ainda com espaços expositivos: da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABMC); do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS); Instituto Arara Azul; Agência Espacial Brasileira (AEB); Fundação Oswaldo Cruz; FIEMS/SESI/SENAI; Embrapa; UCDB; Unigran; Uniderp; UFMG; IFMS e UEMS.

Dias e horários

A SBPC Jovem será realizada durante toda a SBPC, inclusive no sábado (27) no Dia da Família na Ciência. A UFMS estará a postos para receber crianças, jovens e seus familiares.

Confira mais atividades que serão realizadas nas tendas e a programação completa da 71ª SBPC no site https://sbpc.ufms.br/visite-nos/.

Texto: Ariane Comineti – Fotos: Divulgação