SBPC 2019 na UFMS terá Mostra Nacional das Feiras de Ciências

Com o objetivo de reunir os projetos finalistas de grandes feiras nacionais de ciências e de oportunizar aos jovens cientistas autores desses projetos a ampla participação nas atividades científicas da Reunião Anual da SBPC, será realizada na 71ª reunião na UFMS, em 2019, a primeira Mostra Nacional das Feiras de Ciências.

São esperados mais de 120 alunos e 40 professores de vários estados brasileiros, representando cerca de 50 projetos finalistas e premiados. A Mostra não terá caráter competitivo, mas expositivo, para que os participantes da SBPC 2019 conheçam as pesquisas realizadas no âmbito do ensino fundamental, médio e técnico. Os critérios de seleção serão normatizados pelo Fórum Nacional das Feiras de Ciências.

Anualmente, já participam da reunião da SBPC alunos premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace); na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec); na Feira de Ciências Internacional Ciência Jovem; e na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS). A ideia é ampliar a participação para outras feiras.

O projeto piloto da Mostra Nacional das Feiras de Ciências foi desenvolvido a partir da experiência com a Fetec MS, que teve como parte da premiação, nos últimos quatro anos, a participação na SBPC. Delegações do estado têm apresentado pôsteres em atividades científicas e oficinas dentro da SBPC Jovem.

Texto: Ariane Comineti – Foto: Arquivo