Saúde e qualidade de vida são foco de ações na Cidade Universitária

Para inserir o cuidado com a saúde e tornar isso parte do cotidiano a UFMS realiza, entre 16 e 19 de maio, a ação Saúde em Foco. “Muitas vezes a rotina do trabalho, tira o foco desse cuidado, assim realizar eventos como esse, com ações com foco na promoção à saúde, prevenção de doenças, orientações de cuidado e educação em saúde e que despertem a atenção sobre os cuidados com a saúde são de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida”, diz a diretora de Atenção ao Servidor (Dias) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) Suzi Miziara Barbosa.

Serão realizadas diversas atividades de prevenção, promoção e cuidados com a saúde para a melhoria e manutenção da qualidade de vida, como: Práticas Integrativas e Complementares – auriculoterapia, reflexologia, acupuntura, barra de access -; aferição de pressão arterial, exame de glicemia, avaliação e aconselhamento nutricional; exame de glicemia, orientação quanto a uso de medicamentos, educação em saúde sobre guarda responsável de animais e prevenção de zoonoses (leishmaniose visceral e raiva); além de testagens IST/HPV e hepatites virais, sendo este o principal e mais eficaz método para prevenir o aumento de novas infecções e o Estudo POP Brasil –  Papilomavírus Humano (HPV). “O diagnóstico precoce também é fundamental para que haja maior eficácia do tratamento, por isso a importância da testagem”, destaca Suzi.

Podem participar estudantes, servidores, colaboradores e comunidade externa. Segundo a diretora, as atividades serão oferecidas todos os dias, com exceção apenas da barra de access, que ocorrerá apenas no dia 19.

“Por meio do serviço de imunização queremos contribuir para a atualização da caderneta de cacinação, imprescindível para a segurança, proteção e para evitar a disseminação de doenças imunopreveníveis na população. Também será possível para participar do Estudo POP Brasil 2 que é realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde através do Proadi-SUS, com o objetivo principal avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no Brasil”, acrescenta a diretora. Para participar dessa atividade específica é necessário ter entre 16 e 25 anos e fazer agendamento prévio pelo telefone 3345-7968 ou pelo e-mail cei.inisa@ufms.br.

Os atendimentos e serviços de saúde serão realizados no pátio da Clínica Escola Integrada e na Progep, entre 7h e 11h, na Cidade Universitária. “Estamos alinhando ações para outros câmpus. O Saúde em Foco integra o programa institucional Se cuide te amo, especificamente o eixo cuidado com as pessoas em um ambiente inclusivo e faz parte da campanha Eu Respeito de maio”, salientou Suzi. “A expectativa é de que o evento sensibilize a população e desperte quanto ao cuidado com a saúde para a melhoria da qualidade de vida. Pensamos nas ações de forma a contemplar especialmente a prevenção de saúde e pretendemos, com os resultados obtidos, desencadear mais ações e campanhas com esse objetivo”, reforça a diretora.

Para a realização do Saúde em Foco a UFMS conta com a parceira da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Coordenadoria Geral de Educação em Saúde (responsável pelo POP2), do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Serviço de Imunização. A ação também é resultado de um esforço conjunto da Progep e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Extensão, Cultura e Esporte, das faculdades de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto Integrado de Saúde.

Texto: Vanessa Amin