Durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), trinta estudantes e sete professores da rede pública de ensino fundamental e médio terão a oportunidade de participar da cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS e da SBPC Jovem. Neste ano, 57 alunos de 20 escolas públicas estaduais e municipais e também do Colégio Militar, além dos professores, se inscreveram.
Os selecionados já terão capacitação com a Empresa Junior Brava, do curso de Jornalismo, no próximo sábado, dia 29, às 9h, no auditório do corredor central da Cidade Universitária, na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). A participação nos treinamentos é obrigatória. Na ocasião, os estudantes e professores serão informados sobre o Integra UFMS, quais as atividades do Repórter Júnior, bem como conhecerão a UFMS e as instalações da Rádio Educativa 99.9 e da TV UFMS.
O treinamento continua nos próximos sábados, sempre no mesmo horário. No dia 6 de julho, será feito o alinhamento da cobertura jornalística educomunicativa, no laboratório 1, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng). No dia 13, todos participam da reunião de pauta e das atribuições, no mesmo laboratório. Por fim, no dia 20, será realizado um workshop com a diretoria da SBPC, no teatro Glauce Rocha.
O Repórter Júnior é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes e a Agência de Comunicação Social e Científica. De acordo com a professora Rose Mara Pinheiro, coordenadora do projeto de extensão Prática Educomunicativa, a ação visa fortalecer o protagonismo dos alunos e alunas da rede pública de ensino, aumentando o conhecimento sobre o funcionamento dos meios de comunicação e sobre a divulgação científica. “Já realizamos ano passado um projeto-piloto durante o Integra UFMS. A experiência foi muito rica e ampliamos a oportunidade para a SBPC este ano”, explica.
Os estudantes atuarão, de forma voluntária, na função de Repórter Júnior, realizando apuração, produção de conteúdos, registros fotográficos, edição e publicação de textos. Os professores atuarão como tutores.
A lista com os selecionados pode ser conferida abaixo. Os estudantes que participaram do Repórter Júnior em 2018 tiveram prioridade na seleção. Além da experiência na cobertura jornalística e na prática educomunicativa, os participantes receberão certificado.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Leticia Bueno