O Diretório Central dos Estudantes (DCE) inicia em maio o projeto Rota Estudantil, que visitará os nove campi da UFMS dos dias 14 a 30. A missão é estimular a criação de organizações estudantis como centros e diretórios acadêmicos, atléticas, empresas juniores e ligas acadêmicas, além de potencializar a representação discente.
O Rota Estudantil surgiu após os membros de o diretório perceberem a necessidade de incentivar a participação ativa dos estudantes da Universidade. “O DCE não consegue representar a Universidade como um todo sem apoio dos próprios estudantes. É fundamental que se tenha centros e diretórios acadêmicos participativos, e que os representantes discentes de colegiados e conselhos tenham ciência do seu papel e o utilizem o máximo possível para representarem todos os estudantes. Somente assim a gente consegue que a representação discente traga mais benefícios para todos os estudantes”, afirma o Diretor de Relações Acadêmicas do DCE, Lucas Martins.
Martins explica que existem muitas formas de se engajar com a comunidade acadêmica e por isso o projeto se faz necessário. “Eu acredito que é fundamental esse envolvimento do DCE com os acadêmicos e mais fundamental ainda que a gente fomente e potencialize a representação discente em todas as instâncias”, ressalta.
As viagens do Rota Estudantil contam também com o apoio da Liga das Atléticas da UFMS (LAUFMS) e da Federação das Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (Fejems).