Rodas de conversa apresentam ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Como parte do projeto UFMS 17: ações para a divulgação de projetos e programas, será realizada nesta quarta-feira, 4, às 10h, a roda de conversa voltada para apresentação de iniciativas com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura. O evento aberto a toda a comunidade será na sala de Coworking da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), localizada no bloco 3, setor 1, da Cidade Universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.

“[A iniciativa busca] aumentar a visibilidade e o engajamento com os projetos e programas da UFMS que promovem os ODS, criando um espaço de diálogo e inclusão. Espera-se que, por meio dos mini-eventos, a comunidade acadêmica e externa se conscientize mais sobre a importância dos ODS e participe ativamente na promoção de uma sociedade mais justa e sustentável”, explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho.

Leonardo ainda comenta sobre a importância de envolver a comunidade universitária na promoção dos ODS. “É essencial para fomentar uma cultura de responsabilidade social e sustentabilidade dentro da Universidade. Ao participar ativamente, estudantes e servidores tornam-se agentes de mudança, promovendo práticas sustentáveis e inclusivas que podem ser replicadas em diferentes contextos sociais. Além disso, essa participação amplia a conscientização sobre questões globais e locais, reforçando o papel da Universidade como um centro de inovação e transformação social”.

Neste ano, o projeto de divulgação dos ODS proposto pelo Time Enactus de Campo Grande foi um dos selecionados no Desafio UFMS Sustentável, realizado anualmente pela Agência de Internacionalização e de Inovação e pela Diretoria de Desenvolvimento Sustentável.

“Os ODS é uma ação mundial que exige ações de governos, empresas e da sociedade, com metas para serem cumpridas até 2030, uma força-tarefa para melhorar as áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. […] A expectativa é sensibilizar a comunidade acadêmica quanto aos ODS e mostrar como a UFMS tem colaborado em cada um deles”, afirma o professor da Escola de Administração e Negócios e conselheiro do Time Enactus de Campo Grande, Geraldino Carneiro de Araújo.

Desde 2018, os projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFMS, ao serem cadastrados no Sistema de Informação e Gestão de Projetos, devem ser vinculados com pelo menos um dos 17 ODS. A partir do segundo semestre de 2023, os planos de ensino das disciplinas também passaram a contar com essa atribuição aos ODS no momento do cadastro no Sistema Acadêmico. “Todos os projetos e programas da Universidade, de ensino, pesquisa ou extensão, têm vínculo com pelo menos um ODS, são muitas frentes de atuação, há muita ação interessante sendo desenvolvida, o que torna desafiador o processo de seleção de projetos e programas. E é muito gratificante ver o quanto a UFMS tem contribuído”, reforça o professor.

Nesta edição das rodas de conversas, a iniciativa terá a participação da Pime e da empresa incubada BEM – Inteligência de Dados. O mini-evento buscará atender as seguintes metas do ODS 9: aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados; até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades; e fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais em todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, inclusive, até 2030, incentivando a inovação e aumentando substancialmente o número de trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento por milhão de pessoas e os gastos público e privado em pesquisa e desenvolvimento.

O estudante do Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e líder do Departamento de Projetos do Time Enactus de Campo Grande, Khayo de Paulo Bispo, complementa que o intuito central desse ODS é construir uma infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. “A Pime vai abordar a importância do programa de incubação na UFMS, os critérios para a empresa ser incubada e como ela apoia as startups no processo de incubação. A incubada BEM vai debater quais foram as principais dificuldades enfrentadas no processo de validação de sua ideia de negócio, como tem conseguido atrair e manter clientes em um mercado competitivo e quais são os próximos passos em termos de inovação e desenvolvimento de novos produtos”, explica.

Até o momento, o projeto UFMS 17: ações para a divulgação de projetos e programas já realizou ações de divulgação dos ODS 3 de Boa Saúde e Bem-Estar; 6 de Água Limpa e Saneamento; 13 de Combate às Alterações Climáticas; e 15 de Vida sobre a Terra. As próximas edições destacarão os ODS 1 de Erradicação da Pobreza; 4 de Educação de Qualidade; 5 de Igualdade de Gênero;  8 de Emprego Digno e Crescimento Econômico; 10 de Redução das Desigualdades; 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 de Consumo de Produção Responsáveis; e 17 de Parcerias em prol das metas.

Texto: Nayane Aleixo, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica